Folha de Londrina

Empresário da indústria precisa ter visão de futuro

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

A indústria e os negócios diretament­e relacionad­os a ela representa­m cerca de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) da Itália. Tamanha é a importânci­a do setor para o país que o governo italiano oferece benefício fiscal a empresas que desejam comprar máquinas modernas, relacionad­as ao conceito de Indústria 4.0. Esses equipament­os possuem uma certificaç­ão e somente industrias que compram produtos certificad­os têm direito ao benefício.

O incentivo foi uma maneira encontrada pelo governo italiano de estimular a economia depois da crise na Europa, afirma Maurizio Vaponi, empresário italiano que palestra nesta quintafeir­a (14), em Londrina, em evento promovido pela Associação I Bravissimi de Cultura Italiana de Londrina em parceria com Codel e o Senai Londrina. Vaponi é especialis­ta em projeto e desenvolvi­mento de máquinas para indústrias alimentíci­as. Sua empresa tem clientes inclusive no Brasil, país que visita regularmen­te a negócios e para workshops e feiras.

Mas tanto brasileiro­s quanto pequenos industriai­s da Itália ainda sentem dificuldad­e em enxergar as vantagens trazidas pela Indústria 4.0. O maquinário da Indústria 4.0 tem em seu interior softwares que apresentam dados de operação do equipament­o e o tornam conectado. Dessa forma, é possível, por exemplo, ter acesso aos equipament­os à distância e, com os dados em mãos, verificar a necessidad­e de manutenção preventiva e promover mudanças a fim de otimizar a produção e a atividade da indústria como um todo.

Vaponi lembra que, só de analisar os dados extraídos dos equipament­os de um cliente, pôde detectar pontos que poderiam ser trabalhado­s no processo fabril para que a produção crescesse 30%. Por isso, mais que oferecer benefícios fiscais a empresário­s para a compra de máquinas conectadas, o especialis­ta opina que os industriai­s devem ter uma visão de futuro. “Incentivo fiscal é importante, ms não deve ser só isso. O empresário tem que olhar para a frente.” A mão de obra também precisa se atualizar. Para isso, a educação deve ser modernizad­a e as indústrias precisam abrir as portas para os estudantes interessad­os em trabalhar no setor industrial. Assim, eles poderão ver com mais clareza que caminho seguir na Indústria 4.0.

Durante a palestra “A indústria 4.0 na Europa”, Vaponi abordará a origem da indústria 4.0 na Europa e os incentivos governamen­tais para adesão de indústrias e empresas. O empresário também trará exemplos dos efeitos da indústria 4.0 no mercado de trabalho europeu, as competênci­as digitais necessária­s para atuação em tais indústrias e/ou empresas e o desempenho da indústria 4.0 no setor alimentíci­o. A palestra será proferida em língua italiana, com tradução simultânea da professora mestre Vanessa Araujo. O evento será às 19h30 na Unidade do Senai Londrina (R. Belém, 844) e é aberto ao público. Mais informaçõe­s pelo e-mail ibravissim­ilondrina @ gmail. com, site www.ibravissim­ilondrina.org ou WhatsApp (43) 99959-5959.

 ?? Gustavo Carneiro ?? O empresário italiano Maurizio Vaponi faz palestra nesta quinta-feira em Londrina sobre a Indústria 4.0 na Europa: “Incentivo fiscal é importante, mas não deve ser só isso”
Gustavo Carneiro O empresário italiano Maurizio Vaponi faz palestra nesta quinta-feira em Londrina sobre a Indústria 4.0 na Europa: “Incentivo fiscal é importante, mas não deve ser só isso”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil