Folha de Londrina

Provedores regionais vão onde grandes não chegam

- (M.F.C.)

O problema da expansão da oferta do serviço de fibra ótica está em levar a fibra até a casa das pessoas. A rede das grandes operadoras foi construída sobre cabos metálicos e o custo do investimen­to para implantaçã­o da fibra é alto.

Já na visão de Benedito Matos, diretor de Regulament­ação da Redetelesu­l, associação de provedores de internet da Região Sul, o investimen­to em fibra tem custo relativo, por ser uma rede “à prova de futuro”, pois a fibra em si tem capacidade altíssima de transmissã­o de dados, podendo chegar a gigabits por segundo. Então, caso o cliente resolva contra- tar um plano com internet mais rápida, não é preciso fazer novos investimen­tos na estrutura de internet tão cedo. A fibra é como se fosse uma torneira, compara Matos: para aumentar a velocidade, basta “abrir mais a torneira”.

Essa é uma boa oportunida­de para os provedores regionais, que podem levar a internet de fibra onde as grandes operadoras não chegam. De acordo com Matos, existem hoje no Paraná mais de 400 provedores regionais que levam internet de fibra inclusive a cidades menores e áreas rurais. “Eles são pioneiros em banda larga e fibra ótica”, comenta. “A maior expansão da fibra está nos provedores. No Paraná, o maior aumento de clientes com acesso a fibra ótica vem de provedores.”

Conforme Matos, os provedores têm uma capilarida­de e agilidade maior na oferta de serviços. “Com isso eles vão ganhando regionalid­ade. As grandes se concentram nos grandes centros.” O entrave está na capacidade de investimen­to. Matos critica a restrição na liberação de crédito pelas instituiçõ­es financeira­s para pequenos provedores. “Eles têm que sacrificar o lucro para fazer a expansão de rede.”

 ?? Mie Francine Chiba ?? Tiago Caetano, diretor de Operações, e Wanderley Rezende, gerente de Planejamen­to de Marketing da Sercomtel
Mie Francine Chiba Tiago Caetano, diretor de Operações, e Wanderley Rezende, gerente de Planejamen­to de Marketing da Sercomtel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil