Folha de Londrina

Taekwondo pé-vermelho

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

A seleção brasileira de taekwondo terá três atletas de Londrina em 2019. Ana Paula Morais, Isadora Prado (foto) e João Pedro Chaves se destacaram no Grand Slam do Rio, no último fim de semana.

Três atletas de Londrina vão compor a seleção brasileira de taekwondo em 2019. Ana Paula Morais, Isadora Prado e João Pedro Chaves foram convocados após vencer o Grand Slam - seletiva das categorias adulto, juvenil e cadete -, disputado no último fim de semana no Rio de Janeiro.

Um dos mais experiente­s da equipe da Academia Madureira, João Pedro Chaves, 27 anos, vem sendo convocado para a seleção há oito anos e vai para a sua quarta temporada como titular. O grande desafio de 2019 será o Mundial da Inglaterra, em maio.

“Será o meu quarto Mundial e me sinto muito bem preparado e agora mais experiente. Espero brigar forte por uma medalha”, frisou o atleta, que compete na categoria até 80 quilos e cujo melhor resultado na competição foi chegar às oitavas de final em 2013.

Aos 16 anos, Ana Paula Morais comemora o retorno à equipe titular da seleção brasileira, depois de ter ficado de fora da convocação no ano passado. Competindo na categoria acima de 68 quilos, Morais já havia frequentad­o a seleção em 2015 (cadete), 2016 e 2017 (juvenil). A atleta vai representa­r o Brasil no Pan-Americano, em junho, nos Estados Unidos.

“Em 2015, fui para o Pan no cadete e conquistei o bronze. Agora, não quero repetir a medalha e sim buscar o ouro. Acredito que tenho boas chances”, apontou a adolescent­e, que começou no taekwondo em 2010.

Para Isadora Prado, 15, o título no Rio garantiu a primeira convocação da carreira. Em 2017, a londrinens­e havia ficado na reserva da seleção brasileira. “Acredito que isso foi fruto de muito treino, disciplina e de abrir mão de muita coisa para treinar”, afirmou. “É uma responsabi­lidade grande e também um peso representa­r o País, mas é um peso bom.” O Pan dos EUA será a primeira competição internacio­nal da atleta.

Para o técnico da equipe, Diogo Freire, a campanha no Rio de Janeiro foi altamente positiva. “A performanc­e no adulto igualou a do ano passado. Já no juvenil e cadete conseguimo­s colocar quatro atletas na seleção, contra nenhum em 2018”, comparou.

Além dos titulares, a academia garantiu mais três atletas entre os reservas da seleção brasileira: Vinícius Brunini (adulto até 68 quilos), Gabriel Oliveira (juvenil até 78 quilos) e Nicolas Pereira (cadete até 49 quilos).

 ?? MArcos ZAnutto ??
MArcos ZAnutto
 ??  ??
 ?? Marcos Zanutto ?? Ana Paula Morais, João Pedro Chaves e Isadora Prado foram convocados após vitórias no Grand Slam do Rio
Marcos Zanutto Ana Paula Morais, João Pedro Chaves e Isadora Prado foram convocados após vitórias no Grand Slam do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil