Folha de Londrina

Justiça revoga afastament­o de prefeito de Rolândia

Luiz Franciscon­i Neto está afastado desde setembro do ano passado após a deflagraçã­o da Operação Patrocínio

-

“Nós fazer uma avaliação se vamos recorrer desta decisão”, afirma o promotor, uma vez que “o prefeito pode usar o poder inerente ao seu cargo de intimar testemunha­s, inviabiliz­ar a produção de provas necessária­s ao devido processo legal”, conclui.

Também de acordo com o promotor, por enquanto, as audiências de instrução onde o Tribunal vai ouvir as testemunha­s arroladas pelo MP e pelas defesas ainda não estão agendadas.

CÂMARA

Na Câmara de Rolândia seis dos dez parlamenta­res votaram pela cassação do mandato do prefeito. No entanto, o presidente da Casa, Eugênio Serpeloni (PSD), o presidente da Comissão Processant­e, Irineu de Paula (PSDB), a vereadora Maria do Carmo (PSDB) e o suplente do autor da denúncia, João Gaúcho (PSC), Leandro Olímpio (PSC), se abstiveram de votar. Eram necessário­s no mínimo sete votos para a cassação do mandato.

De acordo com o Ministério Público Franciscon­i recebeu R$ 150 mil em cheques dos proprietár­ios da Somopar para direcionar o processo licitatóri­o de modo a impedir que empresas de fora de Rolândia pudessem participar. Estes valores, repassados pelo então coordenado­r de campanha e futuro secretário municipal Dário Campiolo, teriam sido declarados como doações da campanha de reeleição à Prefeitura, uma vez que ele assumiu o Executivo em um mandato “tampão” após o afastament­o de Johnny Lehmann (PTB).

A operação “Patrocínio” também culminou no afastament­o de secretário­s municipais que solicitava­m a empresas terceiriza­das valores em propina. De acordo com o MP foram desviados do município de Rolândia pelo menos R$ 240 mil.

 ?? Arquivo Folha ?? Após arquivamen­to da denúncia de infração político-administra­tiva na Câmara, esta é a segunda “vitória” de Franciscon­i em menos de um mês
Arquivo Folha Após arquivamen­to da denúncia de infração político-administra­tiva na Câmara, esta é a segunda “vitória” de Franciscon­i em menos de um mês
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil