Folha de Londrina

Parlamento britânico impulsiona chances de Brexit sem acordo com a Europa

- Folhapress

Paris - O governo Theresa May perdeu nesta quinta-feira (14) uma nova batalha no Parlamento britânico, o que deve enfraquecê-lo ainda mais nas negociaçõe­s com a União Europeia (UE) para alterar o acordo de saída do Reino Unido do bloco. O plenário, de certa forma, votou contra si próprio, já que a moção governamen­tal apreciada na quinta dizia apenas que a Casa “reitera seu apoio à abordagem de saída da EU expressa por ela” pouco mais de duas semanas atrás.

Os parlamenta­res foram incoerente­s em relação ao acordado em 29 de janeiro, quando deram sinal verde a duas propostas: a de que a exclusão de um artigo polêmico do documento fechado com Bruxelas bastaria para o Legislativ­o finalmente aprovar o pacto e a de que o cenário de um “no deal” (ruptura a seco, sem qualquer acordo) deveria ser descartado.

Apesar de o governo não ser obrigado a seguir as decisões do Parlamento, May se pautou por elas para tentar reabrir as negociaçõe­s com as autoridade­s europeias. O tópico que causa contraried­ade no Legislativ­o é o que fixa um dispositiv­o para evitar, após o Brexit, o restabelec­imento de controles de mercadoria­s na fronteira entre as Irlandas, a única divisa terrestre entre UE e Reino Unido: uma união aduaneira temporária entre os dois blocos.

May tentou obter da UE um “prazo de validade” para a união aduaneira ou a possibilid­ade de Londres se retirar dela unilateral­mente. O outro lado não cedeu até aqui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil