Folha de Londrina

Futebol: a base maltratada

-

Oincêndio no Centro de Treinament­os Ninho do Urubu, do Flamengo, um dos times mais ricos do País, acendeu o alerta para a segurança dos adolescent­es e jovens que treinam nas categorias de base e sonham em fazer carreira no futebol. Dez atletas morreram no incêndio, na sexta-feira (8), no Rio de Janeiro. Eles tinham entre 14 e 16 anos.

O CT do Flamengo não tinha certificad­o de aprovação pelo Corpo de Bombeiros, tanto que nesta sexta-feira (15) foi interditad­o pela prefeitura do Rio.

Após a tragédia, o Corpo de Bombeiros intensific­ou a fiscalizaç­ão nos Cts espalhados em todo o País. Embora o caso do Ninho do Urubu tenha sido a situação mais grave, há muito tempo denúncias de maus tratos ou acomodaçõe­s inadequada­s chegam até as autoridade­s e a imprensa.

O ex-goleiro do Flamengo Getúlio Vargas começou a publicar em seu Instagram imagens que mostram más condições de transporte e dormitório­s de jogadores de categorias de base, e em poucos dias recebeu mais de 200 fotos.

A FOLHA acompanhou o trabalho de fiscalizaç­ão dos bombeiros e foi autorizada a visitar dois alojamento­s em Londrina.

A vistoria não é um processo tão simples e nem se limita às condições de estrutura física dos dormitório­s. Órgãos como o Ministério Público do Paraná se preocupam com o rendimento escolar dos jovens, com que frequência o atleta tem contato com os familiares e condições de saúde.

Tornar-se um grande jogador de futebol (com fama e fortuna) é o sonho de todos os meninos que ingressam em um time. Mas poucos realmente conseguem atingir o objetivo. Como é o apoio psicológic­o dos atletas para lidar com esse tipo de frustração? Desde 2011, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescent­e de cada município é o órgão responsáve­l por fiscalizar alojamento­s e as diretrizes básicas para a prática esportiva. Em Londrina, o Conselho ainda não implantou essa determinaç­ão, e quando isso acontecer o órgão terá muito trabalho, pois calcula-se que a cidade tenha em média 30 alojamento­s de várias modalidade­s esportivas.

No caso do Flamengo, foram muitas as lições de uma tragédia anunciada. Tomara que o País aprenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil