Folha de Londrina

Contas de Boca Aberta Júnior foram aprovadas pela Justiça Eleitoral

- Vitor Struck Reportagem Local

A FOLHA errou ao publicar, na edição do dia 8 de dezembro de 2018, que o então deputado estadual eleito Matheus Vinicius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Júnior (PRTB), teve as contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral. De fato, houve dois pedidos de impugnação da candidatur­a do filho do deputado federal Boca Aberta (Pros) durante a campanha do ano passado: um da coligação “Paraná: Sustentáve­l, Justo e Soberano” e outro da comissão provisória do Partido Democrátic­o Trabalhist­a (PDT).

A procurador­a do Ministério Público Eleitoral (MPE), Eloisa Helena Machado, acatou o pedido e fez a recomendaç­ão pela impugnação. No entanto, em sessão realizada pelo pleno do TRE no dia 17 de outubro, a solicitaçã­o não foi acatada. O deputado estadual eleito teve as contas aprovadas e parecer favorável por parte da Seção de Contas Eleitorais e Partidária­s da Justiça Eleitoral. “Esta unidade técnica manifestou-se, com base nas informaçõe­s constantes no processo de prestação de contas, pela sua aprovação”, concluiu o parecer.

No dia seguinte, Boca Aberta Júnior foi diplomado no tribunal eleitoral e tomou posse do seu mandato na Assembleia Legislativ­a no dia 1º de fevereiro.

O deputado londrinens­e foi eleito com quase 40 mil votos para seu primeiro mandato na Assembleia Legisltati­va e declarou ter recebido durante a campanha eleitoral R$ 1.400 em doações para os custos com advogados e contadores. Um dos seus primeiros atos como parlamenta­r foi votar contrário à reeleição do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB). Traiano foi reconduzid­o ao cargo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil