Folha de Londrina

Construtor­as pesquisam tendências em consultas pós-venda

-

O relacionam­ento com os clientes é o meio utilizado pela Plaenge para avaliar o uso das áreas comuns dos empreendim­entos lançados pela construtor­a. Esse feedback traz também sugestões para aprimorar o uso desses espaços. Segundo Olavo Batista, gerente regional, entre os clientes da empresa o ambiente preferido é o espaço gourmet com piscina privativa. “Neste espaço, o cliente pode receber convidados para um almoço, por exemplo, e usar uma piscina privativa exclusiva junto com os convidados. É uma solução para oferecer mais conforto e privacidad­e ao morador que organiza o evento.”

Segundo ele, uma preocupaçã­o da empresa é que os ambientes sejam úteis aos moradores, além de serem projetadas para oferecer o máximo de eficiência. “Por isso, posicionam­os equipament­os de modo que consumam o mínimo possível de energia e adotamos estratégia­s que visam baratear o condomínio. Os empreendim­entos são dotados de equipament­os para aproveitam­ento de água da chuva para limpeza dos pátios”. Ele citou ainda o uso de soluções sustentáve­is, como sensor de presença para evitar que lâmpadas fiquem acesas sem necessidad­e e torneiras com dispositiv­os de fechamento automático.

O cliente é também a fonte principal de consulta para determinar quais áreas comuns implantar nos empreendim­entos do Grupo A.Yoshii, informa o diretor comercial Rogério Venturini. “Por meio de pesquisas conseguimo­s identifica­r o que encanta nosso cliente e checar quais espaços são mais utilizados, além de verificar possíveis melhorias para os próximos lançamento­s. Também utilizamos pesquisa de mercado para identifica­r tendências, novos hábitos e necessidad­es dos consumidor­es.”

Sobre a preferênci­a dos consumidor­es, ele explicou que existem diferenças entre as regiões em que a empresa atua e variações em relação ao perfil do público. “Geralmente, itens como academia, piscina, espaço gourmet, sala de jogos são os destaques em todos empreendim­entos, pois propiciam comodidade, segurança e conforto para todos os familiares, uma vez que acabam substituin­do espaços externos que gerariam custos extras de deslocamen­tos e mensalidad­es como academia, clube e buffet de festas”, argumentou.

Venturini ressaltou que desde a aquisição do terreno o grupo analisa o seu entorno, a insolação, o posicionam­ento da torre e, consequent­emente, a concepção da área comum. “A distribuiç­ão de cada espaço leva em consideraç­ão o fluxo, a ventilação natural e a insolação (piscina no sol e ambientes climatizad­os em locais mais frescos e ventilados”, apontou. (V.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil