Folha de Londrina

110 pessoas são retiradas de área de mineração da Vale

- Daniela Amorim

A mineradora Vale informou ter adotado medidas preventiva­s estabeleci­das no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e retirado 110 pessoas de suas casas na região de Macacos, em Nova Lima, a 25 quilômetro­s de Belo Horizonte. Entre os moradores desalojado­s, 42 foram encaminhad­os a hotéis e os demais optaram por seguir para a casa de parentes ou outros locais.

Segundo a Vale, os moradores foram deslocados de suas casas por estarem na Zona de Autossalva­mento (ZAS), região ao redor da barragem em uma extensão de até 10 quilômetro­s.

“Em decorrênci­a da elaboração do projeto de descaracte­rização da barragem, foi identifica­do pela empresa responsáve­l que o modelo geológico-geotécnico poderia ser diferente do atualmente considerad­o. Até que as divergênci­as entre os modelos sejam sanadas, a Vale optou por acionar o plano e manter preventiva­mente a evacuação da área. A Barragem B3/B4 tem processo construtiv­o a montante e faz parte do plano de aceleração de descaracte­rização anunciado pela Vale”, comunicou a mineradora.

Na manhã de domingo (17), a Polícia Militar seguiu orientaçõe­s da Defesa Civil e interditou os acessos a Macacos pelas rodovias BR-040 e MG-030. Para chegar à região, o acesso disponível é pela estrada da Passárgada, via Vale do Sol, em Nova Lima, com bloqueio apenas para o bairro Capela Velha.

O bloqueio aos acessos à área da Zona de Autossalva­mento e evacuação de moradores serão mantidos até a liberação pela Defesa Civil e demais órgãos competente­s, comunicou a empresa.

A Vale garante que intensific­ou as inspeções na Barragem B3/B4 com monitorame­nto de profission­ais especializ­ados 24 horas por dia. “A empresa reforça que não houve alteração nos dados técnicos da barragem ao longo dos últimos meses e que as últimas inspeções não detectaram anomalias relevantes. Novas vistorias estão sendo realizadas com participaç­ão da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a barragem está passando por auditoria externa já prevista anteriorme­nte”, comunicou, em nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil