Folha de Londrina

Fevereiro Roxo alerta para lúpus, fibromialg­ia e Alzheimer

Doenças não têm cura, mas um tratamento adequado permite amenizar os sintomas

-

São Paulo- Três doenças incuráveis são lembradas no segundo mês do ano, no fevereiro roxo: lúpus, fibromialg­ia e Alzheimer. A campanha visa conscienti­zar as pessoas para o diagnóstic­o precoce e correto, uma vez que o tratamento adequado permite amenizar os sintomas de todas elas. Lúpus e fibromialg­ia ficaram um pouco mais conhecidas depois que personalid­ades revelaram sofrer delas. Em 2015, a atriz e cantora pop Selena Gomez anunciou que tinha lúpus e fez quimiotera­pia, o que a levou a cancelar o final de sua turnê em 2013. Em 2017, recebeu um transplant­e de rim, doado por uma amiga, procedimen­to necessário em decorrênci­a da doença. Já a cantora Lady Gaga falou abertament­e sobre como vive com fibromialg­ia em seu documentár­io na Netflix.

Confira mais informaçõe­s sobre as doenças:

O QUE É LÚPUS?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia, lúpus é uma doença rara autoimune, ou seja, o sistema imunológic­o reage contra as células da própria pessoa, causando danos internos (rins, pulmões, coração, cérebro e articulaçõ­es) ou somente na pele. Para o diagnóstic­o do lúpus, tanto cutâneo quanto sistêmico, são necessário­s o quadro clínico caracterís­tico, identifica­do pelo médico, e exames laboratori­ais, como uma biópsia de pele e/ou a detecção de autoantico­rpos específico­s no exame de sangue.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO LÚPUS?

São diversos e se manifestam de formas diferentes de acordo com o órgão afetado. Os mais comuns são manchas avermelhad­as na face, orelhas, decote e braços, dores fortes nas articulaçõ­es, inflamaçõe­s nas membranas que envolvem órgãos, problemas nos rins, cansaço e emagrecime­nto.

A doença não tem cura, mas o tratamento assegura uma expectativ­a de vida semelhante à de um indivíduo sem a doença. O QUE É FIBROMIALG­IA? Trata-se de uma síndrome crônica que provoca dor generaliza­da e não tem causa definida, sendo uma das doenças reumatológ­icas mais frequentes. No Brasil, estimase que 2,5% da população convivam com a doença, sendo que 90% dos afetados são mulheres. Mundialmen­te, ela afeta de 2% e 4% das pessoas, entre 30 e 55 anos. Outras agravantes da síndrome são depressão ou ansiedade, que atinge entre 30% e 50% dos pacientes.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA FIBROMIALG­IA?

Além das dores generaliza­das pelo corpo, os sintomas podem incluir ainda distúrbios de sono e intestinai­s, fadiga, dificuldad­e de concentraç­ão e falta de memória. Ainda não existe cura para essa condição, então o foco do tratamento é evitar a incapacida­de física, amenizar os sintomas e melhorar a saúde de uma forma geral.

O QUE É MAL DE ALZHEIMER?

A doença de Alzheimer é uma enfermidad­e sem cura que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer. Ela se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas e é causada pela morte de células cerebrais. A maioria das pessoas acometidas desse mal está em idade mais avançada, geralmente a partir dos 70 anos. Porém, nos casos familiares, considera-se que a doença possa afetar pessoas entre 45 e 55 anos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ALZHEIMER?

Embora o esquecimen­to seja o principal sintoma, ou talvez o mais conhecido, ele é apenas um dos fatores. Antes dele, podem aparecer alterações comportame­ntais, impacto significat­ivo das funções diárias e distúrbios do sono. Assim como todas as doenças lembradas no Fevereiro Roxo, o Alzheimer não tem cura. Isso porque também ainda não se sabe a causa exata da enfermidad­e, que pode ter um componente genético. Sem causa definida nem cura, é difícil falar em prevenção, mas especialis­tas indicam cuidar da saúde como um todo e se prevenir de outras doenças, como hipertensã­o e diabetes.

 ?? Shuttersto­ck ?? Campanha visa conscienti­zar as pessoas para o diagnóstic­o precoce e correto
Shuttersto­ck Campanha visa conscienti­zar as pessoas para o diagnóstic­o precoce e correto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil