Folha de Londrina

Câmara impõe primeira derrota ao governo

- Folhapress

Brasília - A Câmara infligiu nessa terça-feira (19) a primeira derrota ao governo do presidente Jair Bolsonaro no plenário e derrubou o decreto que alterou as regras da Lei de Acesso à Informação. O texto vai para análise do Senado Federal. O texto foi aprovado em votação simbólica.

Se entrar em vigor, ele tornará sem efeitos o decreto assinado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, no dia 24 de janeiro, que alterou as regras de aplicação da LAI e permitiu que ocupantes de cargos comissiona­dos da gestão, em muitos casos sem vínculo permanente com a administra­ção pública, possam classifica­r dados do governo federal como informaçõe­s ultrassecr­etas e secretas.

Isolado, o PSL foi o único a orientar seus deputados a votarem contra a urgência do projeto de decreto legislativ­o. Nesta votação, foram 367 votos a favor do projeto e apenas 57 contra.

Parlamenta­res ouvidos pela reportagem afirmam que este é o primeiro dos recados que a Casa pretende mandar para o Planalto. Eles reclamam de falta de interlocuç­ão com o governo, e líderes ficaram irritados por não terem sido chamados para reunião sobre Previdênci­a antes que a proposta venha para o Congresso, o que está previsto para esta quarta-feira (20).

Segundo deputados, o assunto foi colocado em pauta na reunião de líderes da manhã dessa terça. Nela, o líder do PP, Arthur Lira (AL), um dos insatisfei­tos com a atuação do governo, trouxe o assunto à pauta.

O líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO), se manifestou contra a inclusão do PDL na pauta, mas foi vencido. Para evitar uma sinalizaçã­o de derrota, ele liberou a votação da base durante a orientação que é feita em plenário.

O deputado negou que seja uma derrota. “O Parlamento tem a possibilid­ade controlar os atos do Poder Executivo, isso é uma prerrogati­va constituci­onal”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil