Folha de Londrina

Sanders lança campanha às eleições presidenci­ais de 2020

Político encontra um campo de batalha inflado, com vários democratas já anunciando disputa pela candidatur­a

- Danielle Brant Folhapress

Nova York -

O senador Bernie Sanders, de Vermont, lançou nesta terça-feira (19) sua campanha às eleições presidenci­ais dos EUA em 2020, em que deve disputar a candidatur­a democrata e, se bem-sucedido, enfrentar o republican­o Donald Trump. É a segunda vez consecutiv­a em que ele entra na disputa pela nomeação. Em 2016, perdeu a briga para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que acabou derrotada por Trump.

O senador de Vermont, 77, fez o anúncio em uma entrevista à rádio pública de Vermont. “Nós começamos a revolução política na campanha de 2016, e agora é hora de levar aquela revolução adiante”, afirmou. Em email enviado a apoiadores, também falou sobre a agenda progressis­ta iniciada três anos antes e cujas ideias, ressaltou, foram tachadas de “radicais” e “extremas”. “Como resultado de milhões de americanos lutando, essas políticas agora são apoiadas por uma maioria de americanos.”

No texto, Sanders também critica aquele que deverá ser seu adversário, caso conquiste a indicação democrata. “Vocês sabem tão bem quanto eu que nós estamos vivendo um momento crucial e perigoso da história americana”, afirmou. “Estamos concorrend­o contra um presidente que é um mentiroso patológico, uma fraude, um racista, sexista, xenófobo e alguém que está minando a democracia americana conforme nos leva a uma direção autoritári­a.”

Sanders entra na briga com o maior número de seguidores em mídias sociais. Para 2020, o senador também encontra um campo de batalha inflado, com vários democratas já anunciando disputa pela candidatur­a do partido, e alguns com plataforma­s parecidas com as bandeiras de Sanders, como saúde para todos, estabeleci­mento de um salário mínimo federal de US$ 15 por hora, impostos maiores pa- ra ricos e ensino superior gratuito.

A trajetória política de Sanders começou em 1981, como prefeito em Burlington, a maior cidade de Vermont. Durante 16 anos, ele foi o único congressis­ta do Estado, antes de ser eleito ao Senado, em 2006. Dez anos depois, recebeu 13 milhões de votos durante a tentativa de conquistar a indicação democrata. Embora tenha endossado a candidatur­a de Hillary, muitos de seus apoiadores não votaram na ex-secretária de Estado americana.

A campanha eleitoral de 2016 de Sanders não escapou incólume de polêmicas. Em janeiro deste ano, ele teve que lidar com acusações de assédio sexual supostamen­te cometidos por funcionári­os da organizaçã­o de sua candidatur­a. Ele pediu desculpas e afirmou que não tinha conhecimen­to das condutas inapropria­das porque estava ocupado percorrend­o o país na disputa pela nomeação democrata.

 ?? Alex Edelman/Getty Images North America/AFP ?? Senador entra na disputa pela nomeação democrata pela segunda vez consecutiv­a
Alex Edelman/Getty Images North America/AFP Senador entra na disputa pela nomeação democrata pela segunda vez consecutiv­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil