Folha de Londrina

Os homens sobem à passarela

- (M.O.)

Em Kaloré, no Vale do Ivaí, não são só as mulheres que ganham espaço nas passarelas. Os homens também são convidados a se arrumar, desfilar e atrair a atenção de toda a cidade. Os concursos de Miss e Mister Terceira Idade acontecem há quatro anos por uma iniciativa da Casa de Cultura Maria Aparecida Mercúrio, coordenada pela vereadora Rita de Cássia Mercúrio. O concurso é realizado sempre no mês de dezembro. “No ano passado, tivemos a participaç­ão de 60 idosos, entre 60 e 96 anos. A gente percebe que isso os motiva muito e acaba gerando um bem-estar e até mais saúde, pois eles ganham alegria, se envolvem”, comenta.

José Cristino Lucas, 84, conta como foi a experiênci­a de conquistar o título de Mister Terceira Idade 2018. “Me senti muito rico, poderoso, com muito orgulho. Eu nunca tinha visto e nem ou- vido falar de um concurso desse”, conta o morador do distrito de Jussiara. Lucas lembra que a cidade ficou em festa no dia do concurso e todos os participan­tes compartilh­aram da mesma felicidade. “Para nós, foi como um reconhecim­ento, um gesto de respeito. A gente realmente se sentiu importante”, completa ele, que foi aplaudido pelos filhos, netos e bisnetos.

Kaloré tem pouco mais de quatro mil habitantes e foi apontado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvi­mento Econômico e Social) como o segundo município com a maior taxa (78,83%) de idosos no Estado. As informaçõe­s tiveram como base os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) de 2010 e a metodologi­a considerou o número de idosos para cada 100 jovens com menos de 15 anos.

 ?? Divulgação ?? José Cristino Lucas, Mister Terceira Idade 2018 de Kaloré: “Me senti muito rico, poderoso, com muito orgulho”
Divulgação José Cristino Lucas, Mister Terceira Idade 2018 de Kaloré: “Me senti muito rico, poderoso, com muito orgulho”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil