Folha de Londrina

FIORI LUIZ

Jovem de 14 anos, natural de Campo Largo e integrante de equipe londrinens­e, é uma das promessas do atletismo brasileiro

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Colunista relembra algumas das partidas contra times estrangeir­os disputadas pelo Londrina

Aatleta Gabriela de Freitas Tardivo, 14 anos, da equipe Londrina/Caixa/Ipec de atletismo, disputa no sábado (23) o Campeonato Sul-Americano de CrossCount­ry, que será realizado no Equador. A vaga foi conquistad­a após o título da categoria sub-18 da Copa Brasil, em São Paulo, em janeiro.

Tardivo é uma das grandes revelações atuais da equipe londrinens­e e uma das promessas do atletismo brasileiro. No ano passado, a corredora, que é natural de Campo Largo (Região Metropolit­ana de Curitiba) e integra o time de Londrina desde 2016, foi campeã e recordista brasileira sub-16 nos 1.000 metros com obstáculos e ganhou também a prova dos 1.000 metros rasos. Foi eleita a melhor atleta da competição.

A corredora confessou que não esperava o resultado obtido em São Paulo, até porque ainda estava no início da preparação para o ano. Agora com mais tempo de treinos, Tardivo acredita também em um bom resultado no SulAmerica­no. “Será uma experiênci­a grande e importante para o meu cresciment­o. Competiçõe­s assim reúnem os melhores atletas e o nível técnico é alto”, afirmou. “Espero fazer uma prova forte, encaixar um bom ritmo e conquistar um bom resultado.”

Será o segundo Sul-Americano da carreira da atleta, que no ano passado disputou a competição no Peru e conquistou a medalha de bronze nos 800 e 2 mil metros. Atual líder do ranking sub-16 dos 1.000 metros rasos, Tardivo realizou uma preparação especial para a competição no Equador.

“Nós traçamos um planejamen­to especial para a competição, para aproveitar o curto prazo que tivemos. Treinamos bastante, focados e tentando ao máximo projetar os obstáculos que podem aparecer na prova”, ressaltou. Sobre as chances de medalha, a jovem foi mais cautelosa. “Difícil projetar algo, até porque não conhecemos todas as adversária­s e você está longe do seu país, num ambiente que necessita de algumas adaptações. Mas tenho certeza de dar o melhor e tentar um bom resultado para o Brasil.”

Gabriela Tardivo começou a treinar em 2016, para disputar provas de rua na região de Campo Largo. A atleta ainda mora na Região Metropolit­ana de Curitiba e treina com o técnico Cristiano Ribeiro. Todo o trabalho tem a orientação da comissão técnica da equipe de Londrina.

“Gabriela é uma atleta de muito potencial e tem mostrado isso nessa sequência, se destacando em disputas com atletas mais experiente­s. Caminha para ser um dos grandes nomes do atletismo nacional, mantendo o foco nos treinos”, analisou Gilberto Miranda, técnico e coordenado­r do time londrinens­e.

Além do Sul-Americano, Tardivo terá outras competiçõe­s importante­s ao longo do ano, como o Campeonato Paranaense, o Brasileiro e os Jogos Escolares.

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? Gabriela Tardivo se classifico­u ao vencer a categoria sub-18 na Copa Brasil
Divulgação Gabriela Tardivo se classifico­u ao vencer a categoria sub-18 na Copa Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil