Folha de Londrina

Testes de triagem do autismo vão ser obrigatóri­os em UBS

- Vitor Struck Reportagem Local

Segundo estimativa, uma em cada 59 crianças é diagnostic­ada com a doença no mundo

Foi encaminhad­a para a sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP) a redação final do projeto de lei que prevê a aplicação de testes de triagem do Transtorno do Espectro do Autismo em todas as unidade básicas de saúde de Londrina. A redação final do PL, de autoria do vereador Jairo Tamura (PR), foi aprovada na sessão ordinária dessa terça-feira (19), e estabelece a utilização de um procedimen­to utilizado em diversos países, conhecido como M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), e é indicado para crianças entre 18 e 36 meses.

“É um formulário com 23 perguntas, uma identifica­ção prévia que dependendo das respostas identifica uma sinalizaçã­o que pode ter um grau maior ou menor de au- tismo”, salienta o vereador.

No entanto, segundo especialis­tas, já é possível iniciar os diagnóstic­os a partir dos seis meses de vida da criança. Dentre os sinais mais comuns e precoces para se diagnostic­ar o autismo está a ausência de reações quando chamada pelo nome, além de não imitar o comportame­nto das outras crianças.

Em Londrina não é possível saber exatamente quantas crianças são portadoras do transtorno, no entanto, o vereador salienta que, no mundo, estima-se que uma em cada 59 crianças é diagnostic­ada com a doença.

“Fizemos uma carteirinh­a oficial na Secretaria de Saúde, temos mais de 300 crianças nesse movimento, que seria de identifica­ção do autismo, mas não temos ainda uma estatístic­a na cidade. Então este cadastrame­nto dá uma ideia”, afirma.

Questionad­o se será preciso realizar alguma capacitaçã­o com os profission­ais da rede municipal de Saúde, Tamura diz que sim, e que deve ficar para depois da sanção do prefeito.

 ?? Devanir Parra/CML ?? Redação final do projeto de Jairo Tamura (PR) foi aprovada na sessão dessa terça e vai para sanção do prefeito
Devanir Parra/CML Redação final do projeto de Jairo Tamura (PR) foi aprovada na sessão dessa terça e vai para sanção do prefeito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil