Folha de Londrina

Senado aprova proibição de casamento de menores de 16 anos

- Daniel Carvalho Folhapress

Brasília - O Senado aprovou nesta terçafeira (19) um projeto de lei que impede o casamento de menores de 16 anos em qualquer caso. O texto, que já passou pela Câmara, segue para para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto altera o Código Civil, que, atualmente, permite o casamento de pessoas com menos de 16 anos em casos de gravidez e para evitar imposição ou cumpriment­o de pena criminal.

“O Brasil é o quarto país do mundo em casamentos infantis. Os dados apresentam, por exemplo, que 877 mil mulheres brasileira­s se casaram até os 15 anos de idade. Isso significa evasão escolar, significa, por exemplo, a submissão a baixos salários, significa a ruptura de sonhos, a frustração. Os dados apresentad­os mostram claramente que boa parte dessas crianças e adolescent­es que se casam nessa idade acabam não dando continuida­de ao seu estudo”, afirmou a senadora Eliziane Gama (PPS-MA).

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) disse que a prática de casamento com menores de 16 anos é comum sobretudo no Norte e no Nordeste. “Uma criança de 15 anos não pode dirigir, não pode beber, não pode votar. Então, é natural que ela não possa se casar”, afirmou.

O texto aprovado mantém a previsão do Código Civil de permitir o casamento de menores de idade, mas já com 16 anos, desde que com autorizaçã­o de ambos os pais ou de seus representa­ntes legais. “Essa ressalva é essencial justamente para dar garantia, inclusive à criança, que depois vai ser amparada por esse pai, vai ter direito não só ao registro, e uma proteção também à mulher no caso posterior de pensão”, disse a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A proposta foi apresentad­a em 2017 pela então deputada Laura Carneiro (MDB-RJ).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil