Folha de Londrina

Interdição da Aminthas de Barros se estenderá até sábado

Cronograma de remoção de árvores no trecho entre a avenida Higienópol­is e rua da Lapa atrasou por causa da chuva

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Os motoristas terão que ter um pouco mais de paciência para acessar a rua Aminthas de Barros, na altura do Iate Clube de Londrina, na região central. A interdição da pista vai ser prorrogada pelo menos até o próximo sábado (23). O trecho entre a avenida Higienópol­is e rua da Lapa foi bloqueado para o tráfego de veículos no dia 11 de fevereiro e a previsão era liberar a pista nesta quarta-feira (20). O engenheiro João Valdir Marcucci, da secretaria municipal de Obras e Pavimentaç­ão, justificou o atraso pela ocorrência de chuvas nos últimos dias.

Ele esteve no local na manhã desta quarta, quando equipes da prefeitura seguiam trabalhand­o na derrubada de árvores de eucalipto. Uma delas chegava a atingir cerca de 30 metros de altura. Um maquinário também fazia a limpeza do terreno.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentaç­ão, João Verçosa, após a remoção das árvores deverá ocorrer outra interdição. “Pelo menos de um dos lados da pista, pois no terreno será construído um muro de arrimo na divisa com o Iate Clube e isso vai exigir um espaço para as máquinas trabalhare­m”, afirma.

João Rodella, proprietár­io de uma loja de automóveis no cruzamento da Higienópol­is com a Aminthas de Barros, conta que os transtorno­s no trânsito foram maiores no primeiro dia de interdição. “É claro que isso causa uma lentidão no fluxo todos os dias, especialme­nte às oito da manhã, mas essa duplicação é essencial”, comenta.

DETALHES

A obra de alargament­o na Aminthas de Barros é de R$ 3,1 milhões e tem o prazo de conclusão de 12 meses contados a partir da ordem de serviço, assinada em novembro de 2018. O projeto prevê a duplicação da pista em dois trechos: do cruzamento com a avenida Higienópol­is até o Zerão e da rua Antônio de Moraes Barros até a rua da Canoagem.

A obra também incluiu a implantaçã­o de uma ciclovia e uma rotatória que deverá receber o Monumento à Bíblia. De acordo com Marcucci, equipes já trabalham na rua Senador Souza Naves. “Estamos fazendo a tubulação para drenagem de águas pluviais onde será a pista nova”, comentou.

A empresa responsáve­l pela obra é a Imai e Barreto Engenharia e os recursos são do Ministério das Cidades, financiado por meio do Programa Pró-Transporte, com R$ 500 mil de contrapart­ida do município.

DEZ DE DEZEMBRO

Outra interdição que irá impactar bastante o trânsito em Londrina será em uma das pistas da avenida Dez de Dezembro, no sentido norte sul, em frente ao Terminal Rodoviário (zona leste). O bloqueio vem sendo adiado desde janeiro (entre os dias 7 e 10) por conta das chuvas. Com isso, o cronograma de execução da alça de acesso na rua Norman Prochet, que servirá como rota alternativ­a para os motoristas, atrasou. “Estamos trabalhand­o em cima da perspectiv­a de agilidade da empreiteir­a responsáve­l. Acredito que em dois dias será feito o recape asfáltico da Norman Prochet e logo será implantada a sinalizaçã­o horizontal e vertical”, diz o secretário.

De acordo com ele, a previsão era de que o recape asfáltico fosse concluído na segunda-feira (18), o que não aconteceu novamente por conta da chuva. “A base precisa estar seca para receber a massa asfáltica. Pelo menos até o final de semana, o horizonte vai ser outro”, afirma.

 ?? Saulo Ohara ?? Após a remoção das árvores deverá ocorrer outra interdição para a construção de um muro de arrimo
Saulo Ohara Após a remoção das árvores deverá ocorrer outra interdição para a construção de um muro de arrimo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil