Folha de Londrina

Em Londrina, Ratinho Jr. diz que não governa sob ‘fatos subjetivos’

Com chefe da Casa Civil citado em delação e presidente da Fundepar condenado por improbidad­e, governador diz que só afastará quem tiver culpa confirmada

- Vitor Struck Reportagem Local

Em sua primeira vinda a Londrina desde que assumiu o governo do Estado, nessa sexta-feira (22), Ratinho Junior (PSD) manteve a promessa de exonerar qualquer integrante da equipe que esteja com problemas na Justiça, porém sem considerar “fatos subjetivos”. A “subjetivid­ade” a qual Junior se referiu é a citação do atual chefe de gabinete, Guto Silva (PSD), em delações premiadas feitas por Hélio Ogama, ex-diretor da Econorte, e Nelson Leal Júnior, ex-diretor do DER (Departamen­to de Estradas de Rodagens), que sugeriram ao Ministério Público Federal que a campanha de Silva, eleito deputado estadual, teria sido “abastecida” com R$ 100 mil desviados de propina nos suspostos esquemas desvendado­s na Operação Integração.

Ogama e Leal são réus na Integração, uma fase da Lava Jato que investiga supostos pagamentos de propina em um contratos do governo Beto Richa (PSDB) e concession­árias de pedágios do chamado Anel de Integração. Na ocasião, Guto Silva se defendeu dizendo se tratar de “uma ilação sem qualquer sustentaçã­o na realidade”.

“Veja, nós não podemos governar em cima de fatos subjetivos, claro que respeitamo­s as questões das investigaç­ões, e aquilo que for comprovado a nossa decisão será de, obviamente, afastar não só esse ou aquele mas todos que tiverem problemas com a Justiça”, afirmou o governador, durante solenidade de lançamento do aplicativo de segurança da Po- lícia Militar (leia mais na página 8). À noite, ele participar­ia do lançamento oficial da ExpoLondri­na 2019.

Em seguida, Ratinho Jr. defendeu o atual presidente da Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvi­mento Educaciona­l), José Maria Ferreira (PSD), condenado em primeira instância nesta semana por improbidad­e administra­tiva enquanto prefeito de Ibiporã por conta de uma licitação vencida por empresa de contabilid­ade cujo então secretário de finanças do município pertencia ao quadro societário.

“Pelo histórico de conhecimen­to e amizade, o Zé Maria é um grande gestor, uma pessoa que tem uma imagem muito boa perante a população e, claro, quem está na vida pública está sujeito a sofrer acusações, processos, é natural isso porque qualquer pessoa anônima pode fazer qualquer denúncia inclusive, contra mim”, justificou.

IAPAR

Ele não quis dar detalhes quando questionad­o sobre novidades de um tema de interesse do setor agrícola, a já anunciada fusão do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) com outras autarquias da agricultur­a. “Estamos fazendo os estudos, a ideia é poder fortalecer ainda mais (o Iapar) com outros institutos”, disse.

O governador também foi indagado sobre quando deve nomear servidores aprovados em concursos para a Universida­de Estadual de Londrina e, especialme­nte, o Hospital Universitá­rio. Ratinho Junior disse que termina agora em fevereiro o prazo dado aos secretário­s estaduais para que avaliem esta demanda.

“Vamos liberar, claro que temos um cronograma porque estamos fazendo a avaliação de diversos nomes, mas este mês de fevereiro é o prazo que nós demos para os secretário­s de cada área poder fazer a nomeação das diretorias, os núcleos e departamen­tos”, garantiu. De acordo com a superinten­dente do HU, Vivia Biazon, faltam, atualmente, 484 servidores.

TRIBUNAL DE CONTAS

Também na tarde dessa sexta-feira o governador classifico­u como positiva a promessa do presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheir­o Nestor Baptista, de “endurecer” a fiscalizaç­ão de Parcerias Público Privadas. “Agora o governo federal está muito adiantado nas concessões, então muitas que nós íamos fazer como Estado, o governo federal vai fazer e nós estamos montando um núcleo de trabalho em conjunto, mas a fiscalizaç­ão sempre é importante”, avaliou (leia mais abaixo sobre o projeto do TCE).

 ?? Marcos Zanutto ?? Governador veio pela primeira vez a Londrina nessa sexta 53 dias depois de ter assumido o Executivo
Marcos Zanutto Governador veio pela primeira vez a Londrina nessa sexta 53 dias depois de ter assumido o Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil