Folha de Londrina

Filho de Requião diz que votará a favor da PEC

- (R.C.)

Filho do ex-governador Roberto Requião (MDB), um dos beneficiad­os pela aposentado­ria do Estado, o deputado estadual Requião Filho (MDB) garante que votará pela aprovação da PEC proposta pelo Executivo. Um dos líderes da oposição na Assembleia Legislativ­a, ele diz ver a iniciativa com naturalida­de, já que trata-se de uma proposta de campanha de Ratinho Junior. O deputado avalia, contudo, que o projeto é “secundário diante de tantos problemas que temos no Paraná” - a exemplo da proposta de encurtamen­to do período de reajuste da tarifa de água no Estado, ventilada neste mês pela Sanepar.

Também da bancada da oposição, Tadeu Veneri (PT) afirma não ter encontrado nenhum colega que tenha se manifestad­o contrariam­ente à extinção do subsídio, que considera “imoral”. O petista entende, contudo, que não é possível retroagir.

Anibelli Neto (MDB), que votou contrariam­ente a uma proposta similar em 2011, entende que a medida, hoje, é “salutar”. Ele diz que, antigament­e, era comum o abandono de carreiras para se chegar até o cargo de governador, e que o subsídio contribuía para que o governante tivesse independên­cia em suas decisões no governo. “Hoje, entendo que há uma nova realidade. Entendo que isso tem de acabar”, diz. “Mas tenho a dúvida se isso será para todos ou só daqui para a frente.”

Autor de propostas similares juntamente com Mauro Moraes (PSD), o deputado Professor Lemos (PT) lembra que o assuntou não vingou na Casa até hoje por questões políticas, e não técnicas. “Agora, com o governador mandando, o pessoal acaba ficando mais favorável”, ressalva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil