Folha de Londrina

FESTA NO OESTE

Porco tem vaga garantida em competiçõe­s nacionais em 2020, e destaques já recebem propostas de times das séries A e B

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Campeão do 1º turno do Paranaense, Toledo comemora vaga garantida em competiçõe­s nacionais. Destaques já recebem propostas de times das séries A e B

Além do título do primeiro turno do Campeonato Paranaense, o Toledo comemora a vaga em competiçõe­s nacionais e a valorizaçã­o e a ascensão de alguns dos destaques do seu elenco.

O dia seguinte à conquista histórica diante do Coritiba no Couto Pereira foi de muita festa pelas ruas de Toledo. Os jogadores desfilaram em carro aberto pelas principais vias da cidade e comemorara­m junto à torcida.

“Este título é um divisor de águas para o clube e para muitos destes jogadores. Desde 2015 buscávamos um calendário e certamente após o Estadual vamos colocar atletas em grandes clubes do Brasil”, afirmou o presidente do Porco, Carlos Dulaba.

Com a conquista da Taça Barcímio Sicupira Júnior, o Toledo já está garantido na final do Paranaense e tem vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil em 2020. “Como a maioria dos clubes do Paraná, temos as nossas dificuldad­es financeira­s e por isso decidimos montar um elenco menor, mas com qualidade. Agora temos condições de fazer um bom planejamen­to para o ano que vem”, frisou Dulaba.

Muitos atletas do atual elenco estão no clube há vários anos. Dos 35 jogadores, nove foram formados nas categorias de base, inclusive o goleiro André Luiz, 22 anos, o grande destaque da final contra o Coritiba. “Apostamos em um trabalho de renovação e em um grupo humilde, simples, mas cada um sabe a sua função e responsabi­lidade em campo”, apontou o experiente técnico Agenor Piccinin. “Fui o organizado­r do trabalho, mas sem o gás, a entrega e a disposição do grupo, não teríamos chegado aqui.”

O fato do clube conhecer muitos dos jogadores deu a confiança aos dirigentes de que o time poderia realmente fazer uma boa campanha. “Sabíamos que tínhamos um grupo de qualidade, e pode anotar que teremos dois ou três jogadores na seleção final do campeonato”, projetou o presidente. O Toledo conquistou o título de forma invicta, com duas vitórias e seis empates.

A campanha vitoriosa tem chamado a atenção de outros clubes. De acordo com Carlos Dulaba, jogadores como André Luiz, Júlio Pacato e Révson tem propostas de times das séries A e B. “Temos jogadores aqui que mereciam ganhar muito mais do que recebem. Mas aceitaram o desafio e vieram para cá pois sabiam que teriam salários em dia e uma vitrine. E mui-

Temos jogadores aqui que mereciam ganhar muito mais do que recebem”

tos deles agora terão um calendário no segundo semestre”, ressaltou. A folha salarial do Toledo é de R$ 100 mil.

Apesar de toda a festa e comemoraçã­o, a promessa no clube é manter o foco e a concentraç­ão para fazer uma boa campanha também no segundo turno, que começa no dia 9 de março. “Temos que repensar algumas coisas que precisamos melhorar, manter a humildade e espírito de equipe guerreira no returno”, indicou Piccinin.

 ?? Ernani Ogata/Código19/Estadão Conteúdo ?? Com vitória nos pênaltis na decisão de domingo, time do Oeste assegurou no mínimo o vice-campeonato paranaense
Ernani Ogata/Código19/Estadão Conteúdo Com vitória nos pênaltis na decisão de domingo, time do Oeste assegurou no mínimo o vice-campeonato paranaense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil