Folha de Londrina

Auditor que investigou Gilmar enviou dossiês a supervisor da Lava Jato

- Mônica Bergamo Folhapress

São Paulo - Pelo menos um dos dossiês elaborados pela equipe da Receita Federal que investigou o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e outros 133 agentes públicos, foi enviado para Marco Aurelio da Silva Canal, supervisor da Equipe de Programaçã­o da Operação Lava Jato. A informação está em documentos enviados à Procurador­ia-Geral da República pela própria Receita Federal.

Na semana passada, a PGR questionou o órgão sobre a fiscalizaç­ão feita sobre Gilmar Mendes e a divulgação ilegal de seus dados para a imprensa. A Receita, por sua vez, informou que o vazamento ocorreu por causa de um equívoco do auditor que realizava as diligência­s preliminar­es contra o magistrado. Ele teria disponibil­izado o dossiê de Gilmar Mendes para outros contribuin­tes que também eram investigad­os. O erro poderia ter ocasionado o vazamento de informaçõe­s, segundo a Receita.

Com isso, o órgão tenta afirmar que não houve intenção de qualquer um de seus funcionári­os de divulgar ilegalment­e dados do magistrado. Para embasar as explicaçõe­s, a Receita enviou aos procurador­es outro dossiê, do desembarga­dor Luiz Zveiter, do Rio de Janeiro, e de empresas ligadas ao escritório de advocacia de familiares dele.

A documentaç­ão mostra que o dossiê de Zveiter, feito por Luciano de Castro, o mesmo auditor que assina o relatório de Mendes, foi endereçado ao supervisor da Lava Jato. Questionad­a, a Receita não se manifestou sobre o caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil