Folha de Londrina

Paranaense­s se preparam para a Liga Nacional de Futsal 2019

Estado, que tem o atual campeão, terá o maior número de times no campeonato que começa em abril, seis ao todo; arbitral será nesta quarta-feira

- Vítor Ogawa Reportagem Local esporte@folhadelon­drina.com.br

Nesta quarta-feira (27), será realizado em São Paulo o arbitral com a definição da tabela da Liga Nacional de Futsal de 2019. O Paraná será o Estado com mais equipes na disputa: seis ao todo. Além do campeão do ano passado, o Pato Futsal, o Estado será representa­do por Cascavel, Foz Cataratas, Copagril/Marechal Cândido Rondon, Marreco (de Francisco Beltrão) e Integrado Campo Mourão Umbro Futsal.

A princípio, o atual campeão Pato Futsal estrearia no dia 6 de abril contra o São José (SP), mas esse confronto está sujeito a alteração. Antes disso, enfrenta o Marreco, em Francisco Beltrão, no dia 14 de março, no chamado Clássico das Penas, em partida válida pela Supercopa de Futsal 2019, quadrangul­ar que vale vaga para a Libertador­es de Futsal. Também participam da competição o Corinthian­s e o Atlântico de Erechim (RS). A final será realizada no dia 16.

O presidente do Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda, conhecido como Lavardinha, afirmou que, em função do sucesso do time em 2018, houve supervalor­ização do elenco e a migração de muitos atletas para outros times. “Nossa equipe para esta temporada está bastante reformulad­a, com um grupo de 19 atletas. Mantivemos a comissão técnica, com o técnico Sérgio Lacerda”, explicou. “É uma equipe mais homogênea do ponto de vista físico e técnico e com perfil mais de marcação do que a do ano passado, mas ao mesmo tempo não deixou de ter caracterís­ticas ofensivas de drible e chute de média e longa distâncias. Nós só precisamos trabalhar o entrosamen­to”, afirmou o presidente.

Desde o início do ano, a equipe tem disputado partidas para conseguir esse entrosamen­to. “Nesta temporada, sofremos apenas uma derrota. Apesar da renovação, temos tido bons resultados. Em um torneio disputado no Rio Grande do Sul, vencemos o Carlos Barbosa e o Peñarol. Perdemos para o Jaraguá e vencemos o Cascavel. No geral, a equipe está em um bom momento. O futsal brasileiro apresenta um equilíbrio muito grande e são os detalhes que precisam ser trabalhado­s”, destacou.

ESTREIA

Na equipe paranaense estreante na Liga, o Integrado Campo Mourão Umbro Futsal, a apresentaç­ão do elenco foi em 1º de fevereiro e desde então foram realizados testes físicos e exames médicos. O supervisor da equipe, Guilherme Guimarães Turquino, relatou que o objetivo é ter uma equipe competitiv­a tanto para o Estadual como para a Liga Nacional.

“Para o Paranaense, estamos na briga pelo título. Não podemos falar muito, mas estamos entre os mais fortes da competição. Para buscar o título, dependemos apenas do nosso trabalho”, declarou. Ele afirmou que outro objetivo é a conquista dos Jogos Abertos do Paraná.

A estreia no Paranaense será no dia 23 de março, contra o São José dos Pinhais, em Campo Mourão, na Arena UTFPR, às 19h30. Já o primeiro jogo na Liga Nacional deve ser no dia 5 de abril, contra o Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, às 20h15.

Pato Futsal passou por reformulaç­ão após título de 2018

 ?? Divulgação ?? Semifinali­sta no ano passado, Copagril/Marechal será um dos representa­ntes do Estado
Divulgação Semifinali­sta no ano passado, Copagril/Marechal será um dos representa­ntes do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil