Folha de Londrina

Bolsonaro elogia presidente­s militares e chama ditador paraguaio de estadista

Presidente viajou a Foz para acompanhar a posse da nova diretoria de Itaipu - a primeira presidida por um militar nos últimos 30 anos

- Estelita Hass Carazzai Folhapress

Foz do Iguaçu

- O presidente Jair Bolsonaro elogiou nessa terça-feira (26), durante cerimônia na usina de Itaipu, os presidente­s da ditadura militar brasileira, atribuindo a eles o mérito pela construção da hidrelétri­ca. “Eu queria relembrar aqueles que realmente foram os responsáve­is por essa obra. Isso tudo, as primeiras tratativas, começaram ainda lá atrás, no governo do marechal Castelo Branco”, afirmou, destacando que o militar, que governou entre 1964 e 1967, foi eleito presidente “à luz da Constituiç­ão vigente naquele momento”.

Castelo Branco foi eleito de forma indireta pelo Congresso em 11 de abril de 1964, dias após o golpe que depôs o então presidente João Goulart. Ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, Bolsonaro citou os outros presidente­s militares brasileiro­s e ainda celebrou o ditador paraguaio Alfredo Stroessner (1954-1989), a quem chamou de estadista.

“Isso tudo não seria suficiente se não tivesse, do lado de cá , um homem de visão, um estadista, que sabia perfeitame­nte que seu país, o Paraguai, só poderia prosseguir, progredir, se tivesse energia. Aqui também a minha homenagem ao nosso general Alfredo Stroessner”, declarou, sob palmas da plateia. Bolsonaro viajou a Foz para acompanhar a posse da nova diretoria de Itaipu -a primeira presidida por um militar nos últimos 30 anos.

O novo diretor-geral brasileiro da empresa é o general Joaquim Silva e Luna, que foi ministro da Defesa de Michel Temer (MDB) no ano passado. Também tomou posse o vice-almirante Anatalício Risden Júnior, militar da reserva da Marinha, como diretor financeiro executivo.

APROXIMAÇíO

A usina de Itaipu foi idealizada e construída entre 1975 e 1982, durante o regime militar brasileiro, e inaugurada em 1984, no governo do general João Baptista Figueiredo. Stroessner, na época, era presidente do Paraguai, que construiu o empreendim­ento em conjunto com o Brasil. Bolsonaro prometeu uma aproximaçã­o do governo paraguaio, e elogiou Benítez, com quem teve um encontro bilateral antes da cerimônia.

“É um cristão, um conservado­r, um homem de família. Esses valores nos trouxeram até aqui. Com a graça de Deus, continuare­mos juntos, pelo bem dos nossos povos. Esquerda, nunca mais”, declarou.

Ao final do evento, o presidente não quis responder a um questionam­ento da Folha de S.Paulo sobre a tentativa de censura do jornal pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

PESQUISA

A avaliação positiva do governo de Jair Bolsonaro está em 39%, conforme pesquisa divulgada nessa terçafeira pela CNT (Confederaç­ão Nacional do Transporte). A avaliação negativa ficou em 19%. De acordo com a pesquisa CNT/MDA, a proporção de pessoas que considera a atual gestão ótima é de 11%. Outros 28% avaliaram o início de governo como bom.

O levantamen­to mostra ainda que o governo é considerad­o péssimo para 12% dos entrevista­dos e ruim para 7%. A avaliação “regular” ficou em 29%. Do total, 13% dos entrevista­dos não souberam responder. A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas entre quinta-feira (21) e sábado (23) em 137 municípios de 25 unidades federativa­s.

(Colaborou Bernardo Caram/Folhapress)

 ?? Roberto Duarte/Itaipu Paraguai ?? Pesquisa divulgada pela CNT mostrou que avaliação positiva do governo de Bolsonaro está em 39%; análise negativa ficou em 19%
Roberto Duarte/Itaipu Paraguai Pesquisa divulgada pela CNT mostrou que avaliação positiva do governo de Bolsonaro está em 39%; análise negativa ficou em 19%
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil