Folha de Londrina

UEM oficializa mudanças no vestibular

- Viviani Costa Reportagem Local

A UEM (Universida­de Estadual de Maringá) oficializo­u, nesta terça-feira (26), as alterações no vestibular 2019. As medidas aprovadas passam a valer para o processo seletivo de inverno que será realizado no mês de julho. A prova terá dois dias de duração (domingo e segunda-feira) e não mais três dias, como anteriorme­nte. O exame será aplicado durante o período da tarde e terá cinco horas de duração.

As medidas já haviam sido anunciadas na última semana e foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em entrevista coletiva, a presidente da CVU (Comissão Central do Vestibular Unificado), Maria Raquel Natali, esclareceu que as questões da prova permanecer­ão no modelo somatória.

No primeiro dia do exame serão aplicadas 40 questões interdisci­plinares de Conhecimen­tos Gerais e redação. “O que era solicitado até a edição de 2018 era a produção de até dois gêneros textuais. Entendemos que para essa edição de 2019 será solicitado apenas um gênero textual, provavelme­nte com mais linhas. Esses detalhes ainda serão divulgados no manual do candidato”, destacou Natali.

No segundo dia de vestibular, os inscritos terão que responder dez perguntas da disciplina de Língua Portuguesa, cinco questões de Literatura­s em Língua Portuguesa, cinco questões de Língua Estrangeir­a e 30 perguntas de Conhecimen­tos Específico­s (sendo 15 de cada disciplina a ser definida pelo Conselho Acadêmico de cada curso de graduação).

“Pretendemo­s, com essas alterações, buscar maior participaç­ão dos candidatos. Acreditamo­s que será mais viável para que eles façam as provas, com menos custos, inclusive. Temos uma ampliação da rede de ensino superior dentro do Estado tanto de escolas privadas quanto de institutos federais, além da questão do ensino a distância. Entendemos que, apesar de não ser um fato isolado, porque até mesmo o Enem no Paraná teve queda de inscritos nesse ano, nós precisamos buscar uma maior participaç­ão. Isso é uma obrigação que a universida­de pública tem de conseguir engajar a possível comunidade universitá­ria dentro da escola pública”, argumentou.

A lista de obras literárias também foi atualizada com cinco novos títulos na relação dos dez indicados. Passaram a fazer parte da lista Clarisse Lispector, Carolina Maria de Jesus, Gianfrance­sco Guarnieri, Luci Collin e Álvares de Azevedo. A atualizaçã­o foi realizada após estudo do Departamen­to de Teorias Literárias e Linguístic­a da UEM. Conforme a presidente da CVU, outras mudanças são necessária­s e devem ser avaliadas pela comissão durante 2019.

O período de inscrições para o vestibular de inverno da UEM será de 8 de abril a 8 de maio. A taxa cobrada será de R$ 156. As inscrições poderão ser feitas apenas pela internet. Candidatos que fazem parte do Cadastro Único, do Governo Federal, poderão solicitar a isenção do pagamento. As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de julho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil