Folha de Londrina

Ministro quer centro de inteligênc­ia artificial e cibersegur­ança

- Raphael Hernandes

Barcelona -

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicaçõ­es, Marcos Pontes, afirmou nesta terçafeira (26) que quer criar um centro nacional para desenvolve­r inteligênc­ia artificial e cibersegur­ança.

Pontes disse que o espaço ainda não tem local definido, mas que provavelme­nte será em São Paulo. “A gente sabe que na USP há uma ideia de desenvolvi­mento com isso, então já andei conversand­o sobre a possibilid­ade de transformá­lo em um centro, ou laboratóri­o, nacional.” Esse lugar, explicou o ministro, conectaria diversos laboratóri­os pelo Brasil.

“Já temos desenvolvi­mentos em diversos lugares do país, mas como eles não são interligad­os, não têm uma estratégia única”, disse o ministro.

O ministro faz parte da comitiva brasileira que foi ao Mobile World Congress, principal evento do mundo na área das telecomuni­cações, em Barcelona. Na segunda (25), ele se encontrou com o ministro de Ciência e Tecnologia espanhol, o também astronauta Pedro Duque. No dia anterior, ele participou de jantar com o rei da Espanha, Filipe VI.

Das iniciativa­s vistas nos primeiros dois dias de evento, destacou o 5G, que não deve chegar ao Brasil tão cedo. Segundo o ministro, o leilão dos espectros 5G entre as empresas de telecomuni­cação está sendo estudado pela Anatel, mas ainda não tem data para acontecer. Os testes com a tecnologia começaram no Brasil em 2016. Estimativa da GSMA, entidade que congrega as teles, no entanto, prevê que a rede só deve começar a ganhar relevância no país em 2023.

No mundo, os equipament­os que fazem a infraestru­tura de 5G são fornecidos pelas empresas chinesas Huawei e LTE, pela finlandesa Nokia e pela sueca Ericsson. O uso de equipament­os vindos do exterior traz um risco de espionagem com as chamadas “backdoors”, espécie de grampos que permitem bisbilhota­r os dados que trafegam pelas redes.

A Huawei, por exemplo, tem sido acusada pelo presidente americano Donald Trump de coletar informaçõe­s para o governo chinês. A empresa nega.

Segundo o ministro Marcos Pontes, o cresciment­o da área de cibersegur­ança nacional ajudaria a mitigar esse tipo de risco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil