Folha de Londrina

Diretor de Itaipu quer menos custos e mais produtivid­ade

- Folhapress

Foz do Iguaçu - O novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, afirmou nesta terça-feira (26) que quer trabalhar por uma tarifa de luz mais baixa e diminuir o custo operaciona­l da usina, a maior do país. “inovação tecnológic­a, produção de energia com segurança, menor custo operaciona­l e menores tarifas. Estaremos de olho nisso e na austeridad­e de todos os gastos”, declarou.

O novo diretor tomou posse nesta terça. É o primeiro militar em 30 anos a comandar a diretoria-geral brasileira de Itaipu. Na cerimônia, que foi prestigiad­a pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), Silva e Luna não foi específico sobre o que fará para reduzir a tarifa de luz e baixar os custos de operação. Há a expectativ­a de que o governo renegocie a tarifa com o governo do Paraguai, que vende sua energia excedente para o Brasil. O novo diretor-geral, assim como Bolsonaro, confirmou que o tema será alvo de negociaçõe­s bilaterais. O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, fará uma visita ao Brasil em março para tratar do tema.

Outra promessa foi aumentar a produtivid­ade da hidrelétri­ca: Luna e Silva afirmou que haverá mudanças e declarou que o principal objetivo da Itaipu, que hoje investe milhões em patrocínio­s e convênios com municípios da região, é gerar energia elétrica. “O restante é derivativo. Entendo que esse deve ser o nosso foco”, disse.

Em 2023, parte do tratado de Itaipu será revisto, incluindo as regras de repartição de royalties e da amortizaçã­o do financiame­nto para a construção da usina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil