Folha de Londrina

Projeto sobre avançar sinal vermelho na madrugada volta à Câmara

- Vitor Struck Reportagem Local

A Câmara Municipal de Londrina vota nesta quintafeir­a (28) os pareceres prévios das comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e Segurança Pública sobre o projeto de lei que exime de multas os motoristas que avançarem o sinal vermelho em velocidade inferior a 30 km/hora entre 23 horas e 5 horas. Agora os vereadores Pastor Gerson Araújo (PSDB), Júnior Santos Rosa (PSD) e Amauri Cardoso (PSDB) pedem, também, manifestaç­ões da Polícia Militar e do Detran (Departamen­to de Trânsito do Paraná).

Questionad­a pelos vereadores ainda no final do ano passado, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o) expediu um parecer técnico contrário à aprovação do PL. No documento, a Companhia sustentou que, embora possua “no- bre intenção”, esbarra em “obstáculos de caráter técnico e legal”. Um deles seria ao artigo 1º da Lei Municipal nº 8.495/2001, que determina que os semáforos devem permanecer com a luz amarela piscando intermiten­temente entre 0 hora e 6 horas nos dias úteis, exceto às sextas e sábados, quando o funcioname­nto é normal da 0 hora à 1 hora e das 6 horas à 0 hora.

O projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Belinati (PP), chegou à Casa em outubro do ano passado diante das reclamaçõe­s de muitos munícipes que consideram perigoso parar no sinal vermelho durante a madrugada. As discussões começaram logo após a instalação de novos equipament­os de vídeovigia­s em nove semáforos da cidade, como no cruzamento entre as avenidas Goiás e Duque de Caxias, e nas avenidas Maringá e Saul Elkind. O valor das multas foi estipulado em R$ 191, além de sete pontos na carteira de habilitaçã­o.

Por conta da “polêmica”, à época o diretor de trânsito da CMTU, coronel Pedro Ramos, determinou que o avanço do semáforo no “vermelho” seria registrado, porém as multas não seriam lavradas.

Para o vereador Júnior Santos Rosa, vice-presidente da Comissão de Política Urbana, a aprovação da matéria ainda é importante para garantir que os motoristas não sejam multados. “O que o vereador (Guilherme Belinati) está querendo é garantir em forma de lei que seja assegurada mais essa questão para quem está em Londrina, então estamos enviando para que haja estas manifestaç­ões dos órgãos para que todos possam dar o seu parecer e contribuir com a discussão”, avaliou.

 ?? Devanir Parra/CML ?? Júnior Santos Rosa (PSD), da Comissão de Política Urbana da Câmara, defende aprovação da matéria
Devanir Parra/CML Júnior Santos Rosa (PSD), da Comissão de Política Urbana da Câmara, defende aprovação da matéria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil