Folha de Londrina

Desigual

-

O tratamento entre uma região metropolit­ana verdadeira e as demais criadas por lei, mas sem rigor conceitual, dá margens notórias a desigualda­des. O Paraná, segundo rigor metropolit­ano, tinha duas: a de Curitiba e a Metrópole Linear do Norte, que juntava Londrina e Maringá. Ponta Grossa também virou região metropolit­ana com o chio cívico de Castro, que lembrava também ter sido capital provisória.

Pois agora Londrina, que já tem a bronca do Iapar não resolvida, se sentiu discrimina­da com o ato de Ratinho Junior cedendo R$ 150 milhões para o subsídio ao sistema de transporte da capital, quando isso não ocorreria no interior. Argumenta-se que os sistemas do interior estão longe do nível de integração da capital: nos de menor porte pode-se andar de graça como em Agudos do Sul e outra no vale do Ivaí.

Politicame­nte é prato cheio que revolve queixas antigas de discrimina­ções como aquela de passado que dividia o Paraná em Estado do Paranapane­ma, abrangendo a área do café, e o resto o Paranapamo­nha. Valia como discurso e tanto que os governos desde Maneco Facão. com a Estrada do Cerne, até encontrar seu auge com Ney Braga e sucessores, acabou se integrando. O chio é válido e rico na medida em que ressalta aspirações locais, mas passa a ser um problema a mais no horizonte do governo e tisna um pouco o clima de euforia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil