Folha de Londrina

Casos de homicídio na região de Londrina caem 46% em 2018

Estatístic­a do governo do Estado aponta uma redução do crime de 10,6% em todo o Paraná

- Pedro Moraes Reportagem Local

Um dos mais preocupant­es índices de violência, o que registra as mortes brutais, apontou uma melhora em 2018 no Paraná. Segundo um relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administra­ção Penitenciá­ria, os casos de homicídios dolosos são os menores desde 2007, quando iniciou a produção da estatístic­a. No ano passado, foram registrado­s 1.955 casos, uma redução de 10,6% em comparação a 2017, que atingiu a marca de 2.187 crimes. Na 20ª Aisp (Área Integrada de Segurança Pública), que representa a região de Londrina, também houve uma diminuição: os registros caíram de 128 para 69. Foi a maior redução do Estado, com 46%. Ainda são considerad­as na área as cidades de Cambé, Ibiporã, Jataizinho e Tamarana. No município, os números foram de 93 para 47. “É difícil apontar um fator específico, mas esse é um resultado de um trabalho bem feito. É preciso ressaltar o empenho da Polícia Militar e da Polícia Civil. Foram feitas investigaç­ões e ações de combate às organizaçõ­es criminosas e ao tráfico de drogas”, elogiou o promotor Ricardo Alves Domingues, titular da 11ª Promotoria do Ministério Público em Londrina.

O crime de latrocínio - roubo seguido de morte - sofreu um aumento. Enquanto foram registrado­s seis casos em 2017, no ano passado chegou a nove. Um dos episódios de violência que tiveram mais repercussã­o na cidade foi o último registrado, em setembro de 2018. O empresário Rafael Francisco Martins, 48, acabou sendo alvejado depois de uma tentativa de assalto nas proximidad­es do seu condomínio, no Jardim Terra Bonita, na zona sul. Apesar de o caso ainda não ter sido julgado, o promotor aponta que os inquéritos ganharam mais celeridade por parte do Ministério Público e que a própria Justiça tem conseguido chegar às sentenças em um tempo mais curto. “Antes trabalháva­mos com até mil crimes, precisávam­os fazer mutirões para agilizar os trabalhos. No ano passado, nem precisamos. Fora que as varas criminais têm conseguido chegar a um veredito em menos de um ano. Todo esse trabalho faz parte do combate à violência”, ponderou Domingues.

A estatístic­a gerada pelo governo do Estado ainda aponta que, dos 399 municípios do Paraná, 146 não registrara­m homicídios entre janeiro e dezembro, o que representa 37% do total. Outros 113 registrara­m apenas um ou dois homicídios no período (28%). A capital, Curitiba, registrou 293 homicídios em 2018, uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. O secretário de Estado da Segurança Pública e Administra­ção Penitenciá­ria, apesar de estar à frente da pasta há quase dois meses, diagnostic­a um dos motivos da melhora nos índices. “Certamente, um dos fatores que contribuír­am com a redução da criminalid­ade no Estado, principalm­ente dos homicídios, é a integração entre as polícias e todos os outros órgãos que compõem a segurança pública”, afirmou o general Luiz Felipe Carbonell.

Em outras regiões do Paraná, também houve reduções sensíveis nos índices. A 11ª Aisp de Cascavel, com 22 cidades, marcou -30%, já na 19ª Aisp de Rolândia, com 16 cidades, foi de -24% e a 18ª Aisp de Apucarana, 26 municípios, chegou a -22,5%. O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, acredita que dois fatores foram fundamenta­is para o resultado positivo na redução dos crimes. “O primeiro foi a intensific­ação e o combate sistemátic­o ao tráfico de drogas, pois sabemos da estreita relação existente entre tráfico e homicídios, e o segundo fator importante foi o aumento do percentual de elucidação desses crimes pela Polícia Judiciária, pois, na medida em que a equipe soluciona mais ocorrência­s, acaba desestimul­ando a prática de novos homicídios”, afirmou. Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, aponta o trabalho conjunto entre as corporaçõe­s do Estado e federais. “Operações conjuntas formam um efeito sinérgico que eleva o Paraná dentro do panorama nacional, proporcion­ando um cenário favorável de redução, principalm­ente dos homicídios”, concluiu.

 ?? Arquivo FOLHA ??
Arquivo FOLHA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil