Folha de Londrina

Aprendizad­o no Brasil será aproveitad­o

- (M.F.C.)

Em sua visita ao Brasil, a Comitiva de Jovens Apoiadores Japoneses conheceu escolas e atividades de suporte a dekassegui­s e conversou com descendent­es em regiões com as maiores comunidade­s japonesas no Brasil. O objetivo foi vivenciar as dificuldad­es e inseguranç­as pelos quais os nipo-brasileiro­s passaram durante sua temporada no Japão e aplicar o aprendizad­o no país de origem.

Aqui, a comitiva também pôde notar a dificuldad­e que pessoas que não aprenderam japonês nem português em sua totalidade durante a infância no Japão enfrentam ao tentarem ingressar na faculdade ou no mercado de trabalho no Brasil. Além disso, puderam aprender mais sobre os costumes das crianças brasileira­s para que, ao retornarem ao Japão, possam orientar os professore­s das escolas japonesas sobre a melhor maneira de lidar com elas.

Essa é a segunda vez que uma comitiva vem ao Brasil por meio do programa Juntos!!. No ano passado, no entanto, o grupo passou apenas por São Paulo. “Esse ano eles também vieram ao Paraná porque o Estado tem a segunda maior comunidade japonesa da América do Sul”, observou o cônsulgera­l do Japão em Curitiba, Hajime Kimura. Segundo ele, a comunidade nipobrasil­eira do Paraná tem atualmente 150 mil pessoas. “Então, vale a pena vir para cá”, conclui.

Para o cônsul-geral, a vinda da comitiva ao Brasil beneficia a comunidade nipobrasil­eira que se encontra no Japão. “Para nós é importante, porque estamos enviando descendent­es de japoneses para o Japão e eles estão de alguma maneira sofrendo com algumas dificuldad­es. Com esse programa, eles (integrante­s da comitiva) podem melhorar a maneira de ajudar esses brasileiro­s.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil