Folha de Londrina

Trump promete ‘futuro tremendo’ à Coreia do Norte

Para o norte-coreano Kim Jong-un, cúpula só aconteceu graças à “corajosa decisão política” do presidente americano

- Danielle Brant Folhapress

Nova York - O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (27) que o ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, é um “grande líder” e que a Coreia do Norte tem “um futuro tremendo”, em declaraçõe­s realizadas em Hanói, no Vietnã, no início da segunda cúpula entre os dois países.

No hotel Metropole, os dois líderes se cumpriment­aram com apertos de mãos e posaram para fotos sorrindo. “Eu acho que o seu país tem um potencial econômico tremendo”, afirmou o presidente americano, olhando para Kim. “Eu acho que vocês têm um futuro tremendo para o seu país, você é um grande líder”, continuou. “Nós vamos ajudar isso a acontecer.”

Já o ditador norte-coreano afirmou que a segunda cúpula só aconteceu graças à “corajosa decisão política” de Trump. É a segunda vez na história que um presidente americano e um ditador norte-coreano se encontram.

O objetivo de Trump é que a Coreia do Norte aceite que inspetores entrem em áreas nucleares do país asiático. Kim também pode concordar em fechar o centro de pesquisa nuclear de Yongbyon. Os Estados Unidos querem que a Coreia do Norte mostre um planejamen­to de como pretende abrir mão de suas armas nucleares.

Já os EUA podem dar passos na direção de estabelece­r relações diplomátic­as formais, ou concordar em encerrar a Guerra da Coreia (1950-53) - algo que parece tentador a um presidente que deseja ganhar o prêmio Nobel da Paz. Apesar da trégua em 1953, Coreia do Norte e EUA continuam tecnicamen­te em guerra, com 28.500 soldados americanos na Coreia do Sul para impedir um reinício do conflito.

Antes de se reunir com o ditador norte-coreano, Trump se encontrou com o presidente do Vietnã, Nguyen Phu Trong, que também é secretário-geral do Partido Comunista. “Nós (Trump e Kim) nos sentimos muito bem em realizar essa importante cúpula no Vietnã, porque vocês realmente são um bom exemplo do que pode acontecer”, disse o presidente americano, em referência ao fato de o Vietnã ser exemplo de uma economia forte e em cresciment­o.

Um dos argumentos usados por Trump para tentar convencer a Coreia do Norte a se desnuclear­izar é a possibilid­ade de viver uma expansão econômica. Na cúpula de Singapura, em junho do ano passado, ele fez o mesmo, indicando que o país de Kim Jong-Un poderia ver um fluxo de investimen­to externo caso abrisse mão do programa nuclear.

 ?? Saul Loeb/AFP ?? Reunião entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte ocorreu em Hanói
Saul Loeb/AFP Reunião entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte ocorreu em Hanói

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil