Folha de Londrina

Nova gestão da Acil terá o DNA varejista

Fernando Moraes tomou posse nesta quarta-feira (27) durante a assembleia oficial da entidade

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

Fernando Moraes assumiu oficialmen­te a presidênci­a da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) nesta quarta-feira (21), na assembleia da entidade. O novo presidente pretende trabalhar ações para o desenvolvi­mento do comércio local.

“O meu DNA é de varejista. Queremos tentar envolver e deixar o comércio mais pujante. É um comércio que vem sofrendo muito com a crise, portanto, pretendemo­s fazer ações focadas em datas comemorati­vas”, afirmou Moraes.

Ele afirmou que será um grande desafio, mas que vai trabalhar para Londrina ter um comércio forte e com segurança. Moraes pretende conversar com os dois sindicatos dos varejistas (patronal e trabalhado­res) para flexibiliz­ação do horário do comércio, principalm­ente em datas comemorati­vas.

“Percebemos que metade das lojas ficam fechadas à noite (quando há horário estendido), isso deixa um clima ruim. Pretendemo­s avisar antes o comerciant­e (sobre a abertura das lojas no período noturno) e fazer ações no dia para ter uma interação com o consumidor, que não pode ir apenas na loja comprar uma oferta, tem que ter alguma coisa a mais para fazer no centro, ter um show”, argumentou Moraes.

Na avaliação do presidente, o quadriláte­ro central precisa ser revitaliza­do para fortalecer o comércio. “O londrinens­e merece um centro mais bonito e mais seguro. Vamos carregar essa bandeira. Já estamos articuland­o com o prefeito. Precisamos ter um Natal iluminado, o que não aconteceu o ano passado”, afirmou.

Segundo ele, a entidade dará continuida­de aos trabalhos da gestão de Claudio Tedeschi. A Acil deve conti- nuar cobrando ações dos governos federal, estadual e municipal, no sentido de dar maior visibilida­de para Londrina. Ano passado, a Acil defendeu temas como: construção do Contorno Norte, ampliação do aeroporto, recuperaçã­o financeira da Sercomtel, desburocra­tização para abertura de empresas, entre outros.

“A burocracia é um entrave que precisa avançar. Pretendemo­s instalar uma ouvidoria para que o empresário possa apresentar os problemas e dificuldad­es para que possamos intermedia­r com o governo ações para resolver essas questões”, disse Moraes.

O ex-presidente Cláudio Tedeschi afirmou que a entidade já tem inserida na sua cultura a continuida­de, pois o presidente é escolhido entre os que estão na diretoria. “Os nosso programas são de médio e longo prazo. Por isso, os resultados são fantástico­s. Você não tem uma ruptura, mas essa renovação que é importantí­ssima”, comentou Tedeschi.

A nova diretoria fará ações para atrair novos associados. “Muitas pessoas ainda não conhecem os serviços que a entidade oferece. Vamos estar com um plano para mostrar melhor estes serviços”, disse o presidente.

Moraes foi eleito por aclamação com a chapa “Acil Avante”. Ele nasceu em Londrina e há quase 20 anos trabalha na rede de lojas Móveis Brasília, onde exerce o cargo de diretor comercial.

Entrou na Acil na gestão de Valter Orsi também como diretor comercial. Depois, foi vice de Claudio Tedeschi. Em dezembro de 2018 assumiu a cadeira da presidênci­a de forma interina.

 ?? Gina Mardones ?? Fernando Morais (centro) assumiu a presidênci­a da Acil com a promessa de trabalhar ações para o desenvolvi­mento do comércio local
Gina Mardones Fernando Morais (centro) assumiu a presidênci­a da Acil com a promessa de trabalhar ações para o desenvolvi­mento do comércio local
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil