Folha de Londrina

UBS tem horário estendido por tempo indetermin­ado

Com região sul de Londrina em epidemia de dengue, posto de saúde do Itapoã recebe pacientes até 23h

- Pedro Marconi Reportagem Local

Começou a funcionar nesta semana em horário estendido a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Itapoã, na zona sul de Londrina. Ao invés de abrir das 7h às 19h, o local vai funcionar até as 23h, com essas horas extras direcionad­as exclusivam­ente para atender pessoas com suspeita de dengue ou que já tenham a confirmaçã­o. Último relatório da secretaria municipal de Saúde, divulgado no dia 21, mostrou que dos 111 casos da doença confirmado­s na cidade, 88 são na zona sul. Isto faz com que a região sul esteja em situação de epidemia de dengue. “Se fizer o recorte epidemioló­gico na zona sul veremos que está em epidemia e numa situação mais crítica em relação a dengue neste momento”, destacou Felippe Machado, secretário de Saúde.

De acordo com ele, a opção pelo horário diferencia­do para a unidade do Itapoã foi uma das estratégia­s traçadas para poder controlar e minimizar o impacto de casos positivos nesta região. “A partir do momento que há essas confirmaçõ­es de casos elevados, estes pacientes precisam ser assistidos, hidratados e terem acompanham­ento diário no posto. Consideran­do o horário habitual das UBS, precisaria­m se deslocarr para UPA (Unidades de Pronto Atendiment­o)”, justificou. Esta extensão no funcioname­nto é por tempo indetermin­ado.

MOVIMENTO

O primeiro dia de portas abertas até mais tarde na UBS, na terça-feira (26), foi de intenso movimento. Em apenas uma hora foram atendidas 22 pessoas, que passaram por triagem e outros procedimen­tos padrões para a recepção de pacientes com suspeita de dengue. Esta abordagem inicial leva, em média, 25 minutos. Ficarão trabalhado nesse período noturno quatro auxiliares de enfermagem, duas enfermeira­s e um médicos. Os servidores vão receber hora extra.

A unidade básica do Itapoã atende área de 16 mil habitantes e foi escolhida por ser uma das principais da região sul. A grande procura da população surpreende­u a coordenado­ra do posto, Mariza Kato de Oliveira. “Como era o primeiro dia e com tempo chuvoso esperávamo­s que iria ser menor (o movimento), porém pelo contrário. Este posto é de fácil acesso e a tendência, com mais gente sabendo desta ampliação, é que o movimento seja ainda maior”, projetou. Residentes de outras regiões de Londrina já estão procurando o posto após as 19h com sinais de dengue, como Vila Ricardo e Pindorama. ambos na zona leste.

Oliveira alerta que pacientes que costumam utilizar a UBS para marcar consultas eletivas, buscar medicament­os ou receber vacinação devem se dirigir ao local somente no horário padrão. “Se vierem pessoas passando mal com urgência por outros motivos, como já tivemos na terça, não poderemos negar atendiment­o e vamos fazer a avaliação para saber o que podemos fazer. Entretanto, precisa ter consciênci­a que o horário ampliado é somente para casos relacionad­os a dengue. Existem as UPA para situações de emergência”, orientou.

CONFIRMAÇíO

Moradora do jardim Franciscat­o, na zona sul, a babá Angélica Adriana foi uma das primeiras pacientes atendidas no Itapoã no horário diferencia­do. Ela teve a confirmaçã­o da dengue na prova do laço, recebendo medicação logo em seguida. “Durante a tarde dormi e quando acordei estava com muitas dores nas costas, nas pernas, braços, febre alta e frio. Corri para o posto pouco antes das 19h, pois não sabia desta mudança no funcioname­nto, e fique sabendo aqui sobre a extensão. Ainda bem que teve isso”, relatou. Dois filhos dela, além do marido, também tiveram a doença recentemen­te.

A cozinheira Sueli Lopes de Oliveira teve ciência por meio da imprensa que a unidade ficaria aberta até mais tarde. Após sentir fraqueza, falta de apetite e dor no corpo, resolveu procurar atendiment­o médico e não se automedica­r. “A situação da nossa região preocupa, temos filhos, marido, então todos estão suscetívei­s. Tomo cuidado com meu quintal, estou sempre de olho, deixo limpo. Porém não são todos que fazem isso, infelizmen­te”, lamentou a moradora do conjunto Novo Perobal. No caso dela foi necessário exame de sangue para identifica­r se estava com dengue.

OUTRAS UNIDADES

Nesta quinta-feira (28) será divulgado relatório com números atualizado­s sobre a doença em Londrina pela secretaria­l d Saúde. A pasta adiantou que haverá um grande aumento, mas que a cidade ainda não estará em epidemia. Não está descartada a possibilid­ade de outras unidades de saúde terem o horário de estendido.

Os principais sintomas da dengue que precisam ser observados são febre acompanhad­a de dor de cabeça, articular, muscular e atrás dos olhos ou mal-estar geral. O mosquito Aedes aegypti também é o transmisso­r da febre amarela, chikunguny­a e zika.

 ?? Pedro Marconi ?? A unidade básica do Itapoã atende área de 16 mil habitantes e foi escolhida por ser uma das principais da região sul
Pedro Marconi A unidade básica do Itapoã atende área de 16 mil habitantes e foi escolhida por ser uma das principais da região sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil