Folha de Londrina

Municípios da região registram casos autóctones

- (P.M.)

Sete municípios apresentar­am nesta semana seus primeiros casos autóctones (contaminaç­ão no próprio município) de dengue, o que confirma a circulação local do vírus: Alvorada do Sul (Região Metropolit­ana de Londrina), Bandeirant­es (Norte Pioneiro), Santa Izabel do Oeste (Oeste), Quedas do Iguaçu (Oeste), Campo Mourão (Centro-Oeste), Icaraíma (Noroeste) e Guairaçá (Noroeste). Os casos considerad­os graves da doença também aumentaram, sendo dois em Londrina e Foz do Iguaçu.

Os dados foram apresentad­os no último boletim epidemioló­gico divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), na terça-feira (26), que leva em conta período epidemioló­gico que iniciouse em setembro de 2018. Em nível de Estado, os casos autóctones subiram de 346 para 483, distribuíd­os em 70 municípios. No total, entre importados e autóctones, o Paraná registra 536 casos, aumento de 37% em relação a semana anterior.

Já duas cidades do Paraná entraram em alerta de epidemia de dengue: Itambé (Noroeste) e Moreira Sales (Oeste), chegando a 14 e 24 casos confirmado­s, respectiva­mente, com o primeiro município tendo incidência de 226 casos para cem mil habitantes e o segundo de 188. Uraí (77) e Lupionópol­is (23), ambos na Região Metropolit­ana de Londrina, continuam em situação de epidemia.

A Sesa sugere que a população limpe o quintal todas as semanas para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas podem conter ovos ou larvas de mosquitos, assim como tampinhas de garrafa. O pedido é para que seja colocado areia nos vasos e as tampas recolhidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil