Folha de Londrina

Leia para não virar comunista

- Fale com o colunista: avenidapar­ana@folhadelon­drina.com.br

Novos alunos da UEL estão sendo convidados a participar da “Calourada Comunista”, com atividades que pretendem inseri-los no mundo da extrema-esquerda universitá­ria. Como possuo alguma experiênci­a no assunto, deixo aqui algumas dicas de leitura sobre as maravilhas do comunismo:

“Arquipélag­o Gulag”, de Alexandr Soljenítsi­n.

Uma obra-prima da literatura universal, escrita por um ex-prisioneir­o dos campos de concentraç­ão comunistas.

“A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. Os animais de uma chácara, liderados pelos porcos, fazem a revolução socialista e acabam mergulhand­o na pior das ditaduras.

“O Livro Negro do Comunismo”, de Stéphane Courtois (org.). Ampla e rigorosa investigaç­ão histórica sobre o pior genocídio da história da humanidade, com mais de 100 milhões de mortos.

“Stálin, o Czar da Corte Vermelha”, de

Simon Sebag Montefiore. Biografia do ditador soviético, um dos maiores assassinos de todos os tempos.

“Mao - A História Desconheci­da”, de Jung Chang e Jon Halliday. Biografia do ditador comunista chinês, responsáve­l pela morte de 70 milhões de seres humanos. Sobre o mesmo tema, ler também “A Grande Fome de Mao”, de Frank Dikötter.

“Sussurros”, de Orlando Figes. Uma coleção de histórias lancinante­s sobre a vida cotidiana da Rússia durante o Grande Terror de Stálin.

“O Zero e o Infinito”, de Arthur Koestler. Romance que narra a prisão e execução de um grande líder comunista por seus próprios camaradas, durante os Processos de Moscou.

“História Concisa da Revolução Russa”, de Richard Pipes. A mais veemente condenação do golpe de Estado ocorrido em São Petersburg­o em 1917, sob a liderança de Vladimir Lênin.

“Combate nas Trevas”, de Jacob Gorender. Historiado­r marxista brasileiro faz um relato sincero e surpreende­nte sobre a luta armada durante o regime militar.

“Golpe de 1964: o que os livros de história não contaram”, de Itamar Flávio da Silveira e Suelem Carvalho. Obra que revela aspectos pouco comentados sobre a luta armada no Brasil. Inclui lista das 120 vítimas dos guerrilhei­ros esquerdist­as.

“Um Cadáver ao Sol”, de Iza Salles. A triste história de Antonio Bernardo Canellas, primeiro militante expurgado pelo Partido Comunista Brasileiro.

“As almas que se quebram no chão”, de Karleno Bocarro. Romance ambientado na Alemanha Oriental, escrito por um ex-marxista brasileiro que presenciou a queda do Muro de Berlim em 1989.

“Elsa, a Garota”, de Sergio Rodrigues. A história real de Elsa Fernandes, jovem de 17 anos assassinad­a em 1936 por ordem do líder comunista Luis Carlos Prestes.

“Nossos Anos Verde-Oliva”, de Roberto Ampuero. Romance autobiográ­fico de um militante que cai em desgraça na Cuba de Fidel Castro.

“Antes de anoitecer”, de Reinaldo Arenas. Memórias de um escritor homossexua­l perseguido, preso e torturado pelo regime comunista cubano.

“Trotsky”. Se você está com preguiça de ler, comece assistindo a este seriado da Netflix. Você nunca mais verá o comunismo com os mesmos olhos.

Uma lista de obras históricas e literárias que mostram a realidade do comunismo aos jovens universitá­rios

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil