Folha de Londrina

PL ‘polêmico’ sobre loteamento­s sai de pauta por 16 sessões

- Guilherme Marconi Reportagem Local

O projeto de lei que transfere da Secretaria de Obras para o Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamen­to Urbano) a competênci­a para aprovar novos loteamento­s foi retirado de pauta por 16 sessões na Câmara Municipal. O pedido foi feito pelo líder do prefeito na Casa, Jairo Tamura (PR). A pressão exercida por duas entidades, o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e o Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetur­a de Londrina), surtiu efeito.

O vereador Junior Santos Rosa (PSD) subiu à tribuna para defender a demanda dos empresário­s. Ele expôs o parecer das duas entidades com 10 tópicos contrários à mudança de controle na aprovação de alvarás. “Nosso entendimen­to é que o Ippul foi criado para pensar e planejar a cidade e não para fazer algumas deliberaçõ­es, como está ocorrendo”, justificou. O parlamenta­r também cobrou que o município implante novas ferramenta­s para dar celeridade e diminua a burocracia para novos loteamento­s. Entre as medidas, cobrou contrataçã­o de novos técnicos, engenheiro­s, sistemas de informatiz­ação e regras mais claras.

O vereador foi questionad­o sobre as falhas na diretoria de loteamento­s da Secretaria de Obras que teve um dos diretores presos após Operação ZR3, que apurou suposto crime de corrupção em projetos de mudança de zoneamento para atender novos lotes com pagamento de propina por parte de empresário­s. “O combate à corrupção precisa ser feito em qualquer órgão. Entretanto, essa mudança não dá celeridade ao trabalho da execução. Se a questão é fiscalizaç­ão, é de outra maneira que nós temos que debater isso. Não podemos atrapalhar o desenvolvi­mento da cidade.”

Ao apresentar o projeto pelo Executivo pela primeira vez em dezembro do ano passado, o presidente do Ippul, Roberto Alves de Lima Junior, disse à FOLHA que a medida visava melhorar o fluxo e minimizar o vai e vem dos processos, além de atender um pedido do Ministério Público.

 ?? Devanir Parra/CML ?? Líder do prefeito na Câmara, Jairo Tamura (PR) foi quem pediu retirada do projeto da pauta, que tem resistênci­a de entidades
Devanir Parra/CML Líder do prefeito na Câmara, Jairo Tamura (PR) foi quem pediu retirada do projeto da pauta, que tem resistênci­a de entidades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil