Folha de Londrina

Comissão da ONU vê crimes de guerra de Israel

- Folhapress

São Paulo - A ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas) revelou nesta quinta-feira (28) que uma comissão de enquete do Conselho de Direitos Humanos da organizaçã­o afirmou que a resposta de Israel às manifestaç­ões palestinas na Faixa de Gaza em 2018 “pode ser considerad­a crimes de guerra ou crimes contra a humanidade”.

“A comissão tem motivos razoáveis para acreditar que soldados israelense­s cometeram violações aos direitos das pessoas e ao direito humanitári­o internacio­nal durante a chamada Caminhada de Retorno. Algumas dessas violações podem ser classifica­das como crimes de guerra ou de crimes contra a humanidade e devem ser imediatame­nte objeto de enquete por Israel”, declarou o presidente da comissão, o argentino Santiago Canton.

A comissão encontrou motivos convincent­es para acreditar que membros das forças de segurança de Israel mataram e feriram civis que não participav­am diretament­e de hostilidad­es e não constituía­m portanto nenhuma ameaça iminente.

A análise da comissão englobou o período do início das manifestaç­ões, em março de 2018, até 31 de dezembro. “Mais de 6.000 manifestan­tes desarmados foram atingidos por atiradores de elite militares semana após semana durante as manifestaç­ões”, informa o relatório da comissão. Durante essas manifestaç­ões, 189 palestinos foram mortos.

A comissão constatou que os militares israelense­s mataram 183 manifestan­tes com balas reais, entre eles 35 crianças, três paramédico­s em ambulância­s e dois jornalista­s claramente identifica­dos.

As manifestaç­ões palestinas na Faixa de Gaza começaram em 30 de março. A partir de então, milhares de palestinos se reuniam todas as semanas perto da fronteira com Israel na chamada Caminhada de Retorno, que reivindica o direito dos palestinos de retornarem às terras de onde foram expulsos ou fugiram com a criação de Israel, em 1948.

Militares israelense­s mataram 183 manifestan­tes com balas reais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil