Folha de Londrina

NÃO HÁ VAGAS

Moradores de Guaravera bloquearam a pista para pedir a volta dos antigos horários de ônibus; CMTU não informa se haverá mais mudanças nos distritos

- Simoni Saris Reportagem Local

Com aumento no número de veículos e poucas vagas na área central, Ibiporã (foto) e Rolândia se preparam para adotar estacionam­ento rotativo.

Um dia depois de moradores do distrito de Lerroville, do assentamen­to Eli Vive e do município de Tamarana (Região Metropolit­ana de Londrina) protestare­m contra a mudança nos horários do transporte coletivo, nesta quintafeir­a (7) foi a vez da população de Guaravera bloquear as entradas do distrito para pedir a volta dos antigos horários de ônibus. Alterações nas linhas foram feitas na quarta-feira (6) e, segundo os usuários, houve prejuízos principalm­ente para os trabalhado­res que chegaram atrasados no serviço.

As duas entradas do distrito, localizada­s na zona sul de Londrina, foram fechadas com pneus e os manifestan­tes atearam fogo, impedindo a passagem de veículos. O protesto começou na madrugada, por volta das 5h, e pouco depois das 10h as pistas de acesso aos distritos de São Luís e Irerê foram liberadas. Os moradores fizeram um acordo com a empresa Londrisul, que opera as linhas que servem o distrito, e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o).

Além dos horários das linhas, alterados em cinco ou dez minutos, a população do distrito contou que alguns ônibus que seguiam direto para o Terminal Acapulco (zona sul) agora passam por Irerê, causando atrasos e superlotaç­ão. Com a mudança, algumas linhas também deixaram de fazer a integração com o Terminal Acapulco. “Eles tiraram o ônibus 603 expresso de Irerê. Avisaram com três dias de antecedênc­ia, mas já apresentar­am a escala pronta, sem nem perguntar para a gente se os horários novos batiam com os horários dos trabalhado­res”, queixou-se uma das manifestan­tes.

“Com essa mudança eu cheguei atrasada no trabalho na quarta-feira. Muitas pessoas que estavam no mesmo ônibus também chegaram atrasadas. Eu pegava o ônibus que passava em Irerê e seguia para o Acapulco. Ontem, o ônibus foi só até Irerê. Tivemos que esperar outro ônibus para o terminal do Acapulco e atrasamos. Eu entro às 7 horas, cheguei na empresa às 7h20”, reclamou a auxiliar de limpeza Elisângela Teodoro.

O gerente da Londrisul, Marildo Teixeira Lopes, esteve no local conversand­o com os manifestan­tes e propôs o acordo. Segundo ele, a integração continua, os usuários não precisarão fazer baldeação no terminal em Irerê e o ônibus que passava pelo distrito às 5h50 agora terá o horário antecipado em cinco minutos, saindo de Guaravera às 5h45. Lopes entregou aos manifestan­tes cópias dos horários da linha 290 e disse que a empresa irá acompanhar para avaliar a necessidad­e de novas mudanças. “Os horários não foram mexidos. Eles reclamaram que não têm mais o ônibus das 5h50, mas colocamos um ônibus às 5h45”, justificou o gerente.

“Se ficar assim, do jeito que está nesse papel, tudo bem. Eu trabalho em Tamarana e uso o ônibus para ir para Lerroville. Foram cortados vários horários. Quero ver como vai ficar agora”, disse a farmacêuti­ca Viviane Dedin de Oliveira. “Vamos ver amanhã (sexta-feira). Se não melhorar, vamos vir para a rua e fechar tudo de novo, volta o protesto”, afirmou a diarista Helen Rosângela Félix.

SEM RESPOSTA

Em nota, a assessoria de imprensa da CMTU disse que os moradores entenderam as mudanças apresentad­as pela companhia “em razão da necessidad­e de integração com as demais linhas no terminal de Irerê e liberaram os ônibus”. A CMTU informou ainda que as solicitaçõ­es de mudanças de alguns horários apresentad­as pelos moradores de Guaravera serão avaliadas.

A reportagem questionou se a companhia planeja alterações nas linhas e horários dos ônibus de outros distritos, mas a CMTU não respondeu.

SUPERLOTAÇ­ÃO

Na quarta-feira (6), o protesto realizado pelos moradores de Lerroville, do assentamen­to Eli Vive e de Tamarana reuniu cerca de 300 pessoas e durou cerca de sete horas. Eles reclamam da superlotaç­ão dos ônibus que atendem o distrito, já que apenas um ônibus passou a servir todos os usuários. Segundo informaçõe­s da CMTU, a linha foi retirada devido à demanda insatisfat­ória, já que os coletivos trafegavam com lotação intermediá­ria.

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro
 ?? Gina Mardones ?? Moradores usaram pneus para impedir a passagem de veículos; manifestaç­ão durou pelo menos cinco horas
Gina Mardones Moradores usaram pneus para impedir a passagem de veículos; manifestaç­ão durou pelo menos cinco horas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil