Folha de Londrina

Águanam edidacerta

Hábitos consciente­s e a escolha de produtos que estimulam a sustentabi­lidade estão entre a ações que ajudam a economizar água no banheiro

- Reportagem Local

Tema cada vez mais comum na sociedade atual, a sustentabi­lidade provoca pessoas e empresas a se compromete­rem com atitudes amigáveis com o ambiente - e um dos casos mais emblemátic­os se refere à economia de água, indispensá­vel à vida na Terra. Alé m de hábitos consciente­s, existem algumas soluções que ajudam a melhorar a gestão de água consumida no dia a dia, principalm­ente no banheiro, onde utilizamos torneira, chuveiro e descarga do vaso sanitário com frequência. Visando contribuir para o uso adequado da água, a Meber Metais convidou a engenheira química especializ­ada em gestão ambiental Juliana Ferrari Dal Piaz para reunir dicas que ajudam a otimizar a estrutura do banheiro e diminuir o gasto de água.

DURAÇÃO DO BANHO

É verdade que o banho é um dos momentos mais relaxantes do dia, mas ele també m é apontado como um dos grandes vilões do gasto de água, pois nos sentimos tão confortáve­is que não vemos a hora passar. No entanto, a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) indica que a duração do banho ideal para um consumo consciente de água e energia é de até 5 minutos. Pode parecer pouquíssim­o tempo, mas é completame­nte viável, desde que você otimize esse processo. Que tal lavar primeiro os cabelos, deixando o condiciona­dor agir enquanto limpa o corpo com sabonete?

Também vale desligar o chuveiro ou ducha nesses intervalos. Dica: faça uma playlist de até seis minutos para escutar durante o banho, assim saberá quando precisa concluir o ‘momento relax’. Outro ponto importante: aposte em uma ducha com boa vazão, assim há melhor aproveitam­ento de água. A Meber, por exemplo, oferta produtos que maximizam a sensação de volume de água, poré m possuem vazão controlada, que pode ser regulada, melhorando assim a qualidade do banho e, ao mesmo tempo, gerando economia. Ao adquirir uma ducha, é importante saber qual a pressão de água no ponto de uso, escolhendo o produto que mais se adé qua a essa pressão.

TORNEIRA

Soluções funcionais são sempre bem-vindas para desenvolve­r um consumo consciente, principalm­ente quando unem eficiência de desempenho, material de qualidade e design. Importante escolher torneiras com arejador economizad­or, um dispositiv­o que é capaz de diminuir, em pelo menos 50%, a quantidade de água sem alterar a funcionali­dade e conforto da peça. Isso porque o arejador mistura ar à água, reduzindo o consumo e direcionan­do o jato, o que manté m a sensação de volume.

“Ótima opção para quem deseja economizar água durante a escovação são as torneiras automática­s, que podem ser acionadas manualment­e (basta apertar seu botão), e eles ficam abertas por tempo fixo determinad­o e fecham sozinhas, e as torneiras eletrônica­s, que possuem sensor de presença e abrem e fecham sozinhas, mediante a aproximaçã­o das mãos em relação à torneira. Essas soluções també m são perfeitas para lavatórios de ambientes comerciais, onde há grande circulação de pessoas”, pontua Juliana.

Existem modelos com esté tica minimalist­a - verdadeiro­s curingas que combinam com os mais diversos estilos de projeto.

FLUXO DA DESCARGA

H oje em dia não existem mais razões para não escolher descargas com válvulas de diferentes intensidad­es (geralmente dois botões que liberam mais ou menos água, que o usuário aciona conforme a necessidad­e de uso). Esses sistemas são acessíveis, eficientes e eco-friendly.

 ?? Guilherme Jordani/Divulgação ?? Uma boa opção para os lavatórios são as torneiras com arejador economizad­or, um dispositiv­o que é capaz de diminuir em pelo menos 50% a quantidade de água sem alterar a funcionali­dade e conforto da peça
Guilherme Jordani/Divulgação Uma boa opção para os lavatórios são as torneiras com arejador economizad­or, um dispositiv­o que é capaz de diminuir em pelo menos 50% a quantidade de água sem alterar a funcionali­dade e conforto da peça
 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil