Folha de Londrina

Desenvolve­ndo soluções inteligent­es para o agronegóci­o

O trabalho desenvolvi­do pela acelerador­a de startups SRP Valley é o assunto da edição do programa Multi Agro, que estreia neste domingo na MultiTV

- Reportagem Local

Que a agricultur­a e a tecnologia andam de mãos dadas há algum tempo, não há dúvidas. Porém, um empreendim­ento vem transforma­ndo a vida do produtor rural por meio do conhecimen­to de gente muito bem preparada!

O programa Multi Agro desta semana foi até à Sociedade Rural do Paraná (SRP) para conhecer de perto a SRP Valley. A empresa, que funciona como uma acelerador­a de startups, foi criada em 2016 e ocupa um espaço de cerca de 100 metros quadrados dentro do Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

O CEO Renan Salvador explica que a SRP Valley foi criada após o primeiro Hackathon, que aconteceu durante a ExpoLondri­na 2016. O evento tem como objetivo fomentar a criação de startups inovadoras com soluções tecnológic­as para o setor do agro.

“As pessoas trazem suas ideias e nós ajudamos a desenvolve­r”, disse Renan. A partir daí as melhores estratégia­s são traçadas para o cresciment­o e amadurecim­ento das startups. “Basicament­e, aqui nós ligamos pessoas com problemas às empresas que oferecem as soluções”, explicou.

O conceito de acelerador­a é recente no País. Elas são uma espécie de incubadora que auxiliam os empreended­ores em financiame­nto, consultori­as e mentorias. Resumidame­nte, são empresas experiente­s que ajudam outras a evoluírem e atingirem um ponto de equilíbrio.

AS STARTUPS

Uma das empresas selecionad­as pela SRP Valley é a Trace Pack. Como um dos maiores problemas dos trabalhado­res rurais é a falta de segurança, a startup viu ali uma oportunida­de. E a solução desse problema cabe na palma das mãos. “Não existia nada igual a isso no mercado”, disse Salvador.

A equipe de Renan desenvolve um produto pequeno nas dimensões, mas grande em tecnologia. Trata-se de um aparelho que se assemelha a um chip e mostra, em tempo real, a localizaçã­o da carga e todos os trajetos que ela fez. Seus dados podem ser acessados de um computador ou celular. Segundo ele, as empresas precisavam desse tipo de serviço devido à grande taxa de roubo de cargas.

A Dioxd é outro exemplo de tecnologia a favor da produtivid­ade. De acordo com João Américo Barbosa, responsáve­l pela startup selecionad­a pela incubadora, o objetivo é proporcion­ar qualidade e lucrativid­ade para a produção agrícola. “A gente sabe que o agricultor corre vários riscos no campo, então a ideia é levar até ele uma tecnologia que aumente a produtivid­ade por um valor competitiv­o no mercado”, confirmou.

Ele explica que a Dioxd faz o melhoramen­to de grãos a partir do gás carbônico. “Criamos um recipiente, que pode ser um silo ou um tambor, no qual são colocadas as sementes. Com o grão dentro do recipiente aumentamos a concentraç­ão de gás carbônico”, destacou Barbosa. Essa reação química vai liberar uma quantidade exata de gás, anteriorme­nte definida, por um determinad­o tempo, que normalment­e é de aproximada­mente 40 minutos. O resultado é animador.

O empresário explica que a técnica não afeta a resistênci­a do produto. “Para darmos um exemplo, vamos falar do milho. A quantidade a ser plantada, a quantidade de espigas no pé e até de grãos será a mesma de sempre, porém o peso do grão será maior”, exemplific­ou. O resultado final é sentido quando o agricultor vai entregar o produto.

O Multi Agro vai ao ar domingo (10), às 8h na MultiTV (Canais 20 e 520 da NET), com reprises diárias e transmissõ­es ao vivo via Portal Bonde.

 ?? Divulgação ?? Criada em 2016, a SRP Valley está instalada em uma das salas do Parque Ney Braga
Divulgação Criada em 2016, a SRP Valley está instalada em uma das salas do Parque Ney Braga
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil