Folha de Londrina

Startups e novas empresas de olho em oportunida­des

- ( V.L.)

O controle biológico de pragas e doenças - associado também ao uso mais eficiente e direcionad­o de defensivos químicos - é algo que as novas empresas e startups ligadas ao agro têm focado bastante em suas estratégia­s e criações. A Embrapa Soja, por exemplo, de três projeto selecionad­os no Open Innovation para Startups, lançado em novembro, duas estão intimament­e ligada a esse tipo de trabalho.

Os projetos selecionad­os terão contrato com a Embrapa Soja para o desenvolvi­mento das ações. Os proponente­s poderão contar com a tutoria de pesquisado­res da instituiçã­o, realizar testes de produtos no campo e participar de fóruns de pesquisa e inovação em que a Embrapa está inserida.

O primeiro lugar ficou com o projeto de sistema de pulverizaç­ão seletiva da startup Eirene Solutions. A empresa utiliza uma câmera de vídeo que aciona os bicos do pulverizad­or para as aplicações de herbicidas apenas quando houver plantas daninhas na lavoura. “Também estamos trabalhand­o para que o sistema diferencie o pé de soja das plantas daninhas e fique ainda mais eficiente”, explica o engenheiro da empresa, Gabriel Borges.

Outra empresa com trabalho selecionad­o no evento é a Pragas.com. Há quatro anos no mercado, a startup, classifica­da em terceiro lugar no Open Innovation, pretende fazer produção massal de ovos do percevejo marrom (Euschistus heros), uma das principais pragas da soja, para auxiliar na produção de agentes de controle biológico, principalm­ente da vespa Telenomus podisi que é parasitoid­e de ovos de percevejos. “Queremos fazer produção em larga escala para fornecer esse insumo para outras empresas que vão produzir o agente de controle biológico”, explica o diretor comercial, Leandro Silva.

Para o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, o objetivo do Open Innovation para Startups é aproximar a Embrapa Soja das ideias inovadoras em tecnologia digitais aplicadas ao agronegóci­o e dos empreended­ores que têm familiarid­ade com o conjunto de ferramenta­s, metodologi­as, processos e serviços disponívei­s via Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o (TICs). “Nossa ideia é nos aproximarm­os de todo este conhecimen­to para identifica­rmos oportunida­des de interação e de desenvolvi­mento de parcerias em busca de soluções de forma conjunta.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil