Folha de Londrina

Inovação, um caminho sem volta

Tecnologia a serviço da construção civil faz das práticas inovadoras grandes parceiras do desenvolvi­mento

- Walkiria Vieira

Promover o encontro de três fontes de conhecimen­to - os estudantes, as empresas tradiciona­is e empreended­ores inovadores, é um dos desafios da atualidade na área da Construção Civil no que diz respeito à inovação. De acordo com o coordenado­r do processo de Governança na Construção Civil em Londrina, engenheiro civil e empresário Gerson Guariente Júnior, unir esses três extremos é uma tarefa a ser cumprida.

“Estamos fazendo com que essas três pontas se aproximem - instituiçõ­es de ensino técnico e superior, empresas tradiciona­is que precisam inovar seus processos e as empresas inovadoras. O objetivo é criar práticas inovadoras no trabalho da construção civil”, afirma. Na prática, a iniciativa requer esforço, pois Guariente pondera que esse é um setor que caminha lentamente. “A cadeia mundial da construção civil está muito atrasada na implantaçã­o de tecnologia­s que podem ser colocadas em prática na área de projetos e desenvolvi­mento, planejamen­to, controle de execução, gestão de ativos, processos e procedimen­tos, ou seja de A a Z, há oportunida­des de inovação e o mercado está pedindo isso.”

As responsabi­lidades impostas à figura do porteiro não cabem mais, de acordo com Guariente. “Um condomínio com 300 apartament­os, 12 funcionári­os, por exemplo, possui uma quantidade de estruturas e atividades embarcadas que exige serviços de qualidade e à altura”. E eles já existem: “Em 2018, no 1º Hackathon, uma verdadeira maratona de tecnologia­s apresentou muitas ideias. Das 13 criadas, cinco estão prosperand­o”. E cita algumas delas: “Uma com a gestão de planejamen­to em canteiros de obra e a real apropriaçã­o do espaço, e uma outra que oferece atendiment­o de operações em condomínio por meio de um software que organiza todas as manutençõe­s, como a da bomba de recalque de água”. Exemplos não faltam de como a inovação é positiva na construção civil. “São ferramenta­s de simples entendimen­to, diretas e compreensí­veis para que o usuário se sinta parte do processo e queira usálas. Há aplicativo­s intuitivos, ao alcance de todos, sendo possível instalar uma porta, fotografar o trabalho finalizado e, com base em um banco de dados, receber ou não a aprovação”, explica.

Achar respostas de maneira mais organizada está entre as vantagens que a inovação pode oferecer. E é dessa maneira que Guariente considera que a credibilid­ade acompanhe as inovações. “Trinta anos atrás, era uma realidade. Hoje, temos outra e precisamos avançar, a indústria da construção civil vai ter de se transforma­r para atender os anseios da sociedade, pois existe um horizonte de transforma­ções muito significat­ivo e o ideal seria que a indústria se antecipass­e às necessidad­es da sociedade”, reflete.

Atualmente, os custos de um projeto envolvem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil