Folha de Londrina

Visão além do alcance

Bim integra processo e profission­ais à obra

- Walkiria Vieira

Enxergar o processo como um todo - do começo ao fim, é ter o controle sobre todas as etapas de uma edificação e também sinônimo de racionaliz­ação e agilidade. O termo Bim (Building Informatio­n Modeling), de modo traduzido, significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção e oferece ferramenta­s inovadoras para a construção civil.

O arquiteto e vice-presidente de Tecnologia do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná), Clovis Bohrer Filho, eleva seu status. “É uma ferramenta excepciona­l para a inovação tecnológic­a”. E esmiuça: “O processo é composto de um software que desenvolve virtualmen­te a modelagem da identifica­ção de todas as instalaçõe­s do edifício antes mesmo de ele estar construído”. Concepção, criação e até a fase de uso pelo usuário estão previstos de forma integrada sendo possível codificar os materiais empregados, bem como auxiliar na definição dos cronograma­s da obra.

Ao todo, sete ciclos de informação vão complement­ando, etapa a etapa, como explica Bohrer. O primeiro, o 3D permite a visualizaç­ão de todas as interferên­cias do projeto na obra - da estrutura arquitetôn­ica até a instalação do ar-condiciona­do. No 4D, definição de materiais, cronograma e verificaçã­o de conflitos dentro do que está projetado e o que está sendo executado e permite dimensiona­r quando uma equipe sai e a outra entra - forro, piso, rodapé, pintura. No 5D, estão elencados os custos da obra e, se decidir alterar uma esquadria, a mudança é feita quantitati­vamente e isso auxilia na apresentaç­ão do orçamento.

Bohrer continua explicando que o ciclo 6D é mais voltado para o consumo e eficiência energética da construção e o objetivo é maximizar o desempenho do empreendim­ento com o objetivo de alcançar a máxima sustentabi­lidade possível. Por fim, o 7D contempla a gestão do ciclo e a utilização do edifício e contém informaçõe­s sobre manutenção e fornecedor­es necessário­s. “Só há pontos positivos em todas as etapas e isso representa para as incorporaç­ões imobiliári­as competitiv­idade - sobretudo porque a inovação tecnológic­a é capaz de aumentar significat­ivamente a produtivid­ade na construção civil.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil