Folha de Londrina

Francischi­ni quer ter relator da reformaant­es do texto de militares

-

O presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Felipe Francischi­ni (PSL-PR), disse nesta quintafeir­a ( 14), que tentará fazer uma “costura” para definir o relator da Proposta de Emenda à Constituiç­ão ( PEC) da reforma da Previdênci­a na comissão antes da chegada à Casa do projeto que irá tratar da aposentado­ria dos militares. “Vou tentar fazer essa costura para pelo menos adiantar o relator, para que ele possa tentar preparar o relatório e apresentar, então, quando chegar a reforma dos militares”, disse Francischi­ni.

Ele, no entanto, admitiu que essa costura é um pouco difícil porque os líderes partidário­s estão relutantes e queremque o projeto dos militares chegue logo para então iniciar a tramitação da PEC da Previdênci­a na CCJ. “Vou ter uma conversa com o presidente Rodrigo Maia (presidente da Câmara) neste final de semana e conversar o máximo possível com líderes apenas para definir esse critério”, disse o presidente da CCJ, que está confiante que o governo irá respeitar o prazo de 20 de março para envio do projeto dos militares.

Sobre a discussão da PEC da Previdênci­a na comissão, Francischi­ni disse que pretende abrir amplo debate, deixando falar oposição, base do governo e os independen­tes. A ideia, segundo ele, é conversar com líderes para que haja entendimen­to para a realização de uma audiência pública com técnicos constituci­onalistas dos dois lados, para poder defender e também mostrar os pontos controvers­os da reforma.

A CCJ tem o prazo regimental de cinco sessões para analisar a matéria, mas Francischi­ni informou que, em acordo de líderes e o presidente da Câmara, chegou-se a um entendimen­to que não haverá problema em estender esse prazo em mais uma ou duas sessões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil