Folha de Londrina

Amada macarronad­a

-

O macarrão é um prato clássico. Servido aos domingos, é tradição em dobro. Toda família tem sua receita favorita e reunir-se para uma macarronad­a daquelas é um prazer e tanto. Toda ‘nonna’, seja italiana ou não, tem uma receita e dependendo do número de pessoas, a mesa fica pequena e o prato é servido na bacia de alumínio, esta, exclusiva do macarrão. Ao sugo, com frango e muito molho, à carbonara, alho e óleo, à ‘putanesca’, feito na panela de pressão, integral, à Norma, à parisiense, variações não faltam e, diante da necessidad­e, o chef da vez pode, sim, adaptar a receita conforme o gosto de seus convidados, dieta, estação e orçamento. A massa fresca é sempre bem-vinda e tem seus segredinho­s de cozimento. Neste caso, o menos é mais funciona. Há ainda versões sem glúten, daí entra a farinha de trigo dá lugar a de arroz e só cozinhar de acordo.

O combo necessidad­e e criação são parceiros da culinária e, até mesmo de uma região para outra, tanto a textura da massa como o molho podem ganhar suas versões. Aliás, logo ali na casa ao lado, o macarrão tem menos sal, mais pimenta e às vezes, se tem cebola, está bem miudinha, quase que disfarçada para as crianças não reclamarem - e lambem até o prato, provando que estava tudo provado e aprovado.

Se para uns espaguete é sinônimo de macarrão, para uma turma de degustador­es, o tipo parafuso só combina na salada. Talharim, furadinho, linguine, cabelo de anjo são massas longas. Já no grupo das massas curtas, do qual o penne faz parte, também estão o gravatinha, caracol, tortiglion­i e rigatoni, só para aguçar. Parece que cada um dos dos formatos sugere uma combinação e já que gosto é gosto, cada um pode fazer a sua. Em família, na república ou o prato favorito de quem mora sozinho, o macarrão é democrátic­o e, de acordo com o clima, permite adaptações simples e deliciosas. Pique a cebola, refogue por alguns minutos em uma panela com óleo quente até dourar, mexendo para não queimar. Misture a carne moída, deixe cozinhar por alguns minutos.Adicione o caldo, o molho, os tomates picados, a cenoura cortada ao meio e mexa bem, deixe cozinhar por aproximada­mente 40 minutos em fogo baixo com a panela semi tampada. Descarte a cenoura depois que o molho estiver pronto. Prepare o macarrão, misture o molho ao macarrão e sirva. Queijo Ralado 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho picados

1 maço de brócolis tipo ninja em buquês

2 latas de atum sólido escorrido

Sal com moderação

1 pacote de macarrão tipo penne cozido e escorrido (500g)

Aqueça o azeite de oliva, refogue o alho rapidament­e, espalhe o brócolis e cozinhe por 5 minutos, ou até ficar ‘al dente.’ Adicione o atum, misture delicadame­nte e tempere com sal. Coloque o macarrão já cozido em uma travessa, cubra com o molho e sirva.

 ?? Fotos: Shuttersto­ck ?? Macarrão à bolonhesa: para todos os paladares
Fotos: Shuttersto­ck Macarrão à bolonhesa: para todos os paladares
 ??  ??
 ??  ?? O macarrão casa muito bem com brócolis em vários tipos de receitas
O macarrão casa muito bem com brócolis em vários tipos de receitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil