Folha de Londrina

‘Vamos trabalhar pela igualdade dos gêneros’

- (M.F.R.)

Curitiba

- Mulher mais jovem a presidir uma comissão permanente na história da Câmara dos Deputados, justamente a dos Direitos da Mulher, Luísa Canziani (PTB-PR) disse, em entrevista à FOLHA, que vai trabalhar pela igualdade dos gêneros na sociedade. Sem responder se se considera feminista, a londrinens­e de 22 anos afirmou que acredita “na equidade”.

“A diferença salarial entre homens e mulheres é muito grande. Poucas mulheres ocupam cargos de chefia em grandes empresas e muitos ainda deixam de contratar mulheres por causa da maternidad­e. As mulheres são maioria, são mais escolariza­das e, portanto, essa situação tem que ser mudada. Se todos queremos um País mais justo e igualitári­o, certamente temos que avançar em questões como essa”, comentou.

Luísa foi eleita na última quinta-feira (14), entretanto, não estava presente na sessão, por estar em missão oficial no Japão. Também por isso, conversou com a reportagem via aplicativo de mensagem. Segundo ela, o Paraná ganha muito com as três presidênci­as - Felipe Francischi­ni (PSL-PR) e Sergio Souza (MDB-PR) foram os outros eleitos do Estado. “Podem ter certeza de que nós três conversare­mos e trabalhare­mos em conjunto, sempre ouvindo os anseios da população.”

Questionad­a sobre a atual ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que defende pautas mais conservado­ras, a deputada usou de tom político. “Acreditamo­s que Executivo e Legislativ­o têm que trabalhar em conjunto. Cada órgão tem a sua legitimida­de, mas nenhum faz nada sozinho e precisam conversar. Então, as articulaçõ­es vão ocorrer, mas no sentido de trabalharm­os em conjunto.”

Luísa é filha do ex-deputado Alex Canziani, que concorreu a uma vaga no Senado, mas não se elegeu. Ela recebeu 90 mil votos em sua primeira disputa eleitoral. Estudante de Direito, é ainda membro titular da Comissão de Educação.

 ?? Cléia Viana /Câmara dos Deputados ?? Luísa Canziani (PTB-PR), 22, é a mulher mais jovem a presidir uma comissão permanente na história da Câmara dos Deputados
Cléia Viana /Câmara dos Deputados Luísa Canziani (PTB-PR), 22, é a mulher mais jovem a presidir uma comissão permanente na história da Câmara dos Deputados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil