Folha de Londrina

Encontros abordam as relações da literatura

- Walkiria Vieira Reportagem Local

A literatura é presente. De diferentes formas e em vários conteúdos, lá está ela ao utilizar a palavra como matéria-prima de suas criações. Literatura é arte e atrai. Atento a essa realidade, o Sesc Centro promove ciclos de debates para troca de ideias, conhecimen­to e experiênci­as a respeito de vários temas que cercam a literatura. Essa é a proposta do projeto “Diálogos Literários”. Em cada encontro, um eixo é trabalhado e discutido, sempre direcionad­o e mediado por especialis­tas no assunto. Atualmente, o projeto possui quatro eixos diferentes de diálogo: Literatura de autoria feminina; Literatura infantil e juvenil; Roteiros e vícios em séries; e a Cultura das HQs.

De acordo com os orientador­es de atividades Sesc Centro, Samantha Abreu e Tiago Souza, a ideia começou no ano passado em parceria com o Coletivo Versa, dando origem aos Encontros de Escrita Feminina. “Com o tempo, percebemos que havia possibilid­ade de falar sobre outros gêneros da Literatura e criamos o projeto que, assim como em um grupo de estudo, as pessoas participam, trocam informaçõe­s sobre diversos tipos de conhecimen­tos e é muito proveitoso, pois todo mundo traz informação para enriquecer”, explicam.

As reuniões dos grupos tem contado com grande prestígio. Tanto é que o 1º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, programado para a próxima segunda-feira (18), às 19 horas, já está com as inscrições encerradas. Na ocasião, o professor Valdir de Oliveira, especialis­ta em literatura infantil e contação de histórias, irá conduzir um bate-papo sobre como aproximar crianças e jovens do mundo literário. Mas outros encontros virão.

No dia 25/03, às 19h será realizado o 2º Encontro de Viciados em Séries: Depois de, no primeiro encontro, a publicitár­ia e roteirista Vivian Campos dar um panorama sobre a cultura dos seriados de TV e sobre a inserção das plataforma­s de streaming,nessa nova reunião, o papo será sobre as séries que trazem roteiros de mistérios sobrenatur­ais e científico­s. Aqueles que nos fazem ficar loucos pelo próximo episódio.

Já no dia 08/04, às 19h, é o 1º Encontro de Leitores de HQs: será a estreia do novo eixo de diálogos. O mediador será o professor, pesquisado­r e quadrinist­a Valter do Carmo Moreira. Moreira fará uma introdução sobre a HQ no Brasil e como esse gênero tem se desenvolvi­do e formado leitores, além dos desafios e avanços em seu reconhecim­ento também como arte literária.

E em abril tem mais: no dia dia 15/04, às 19h, será o 2º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: a professora Sueli Bortolin, criadora do LER-NONDÓID, conduzirá uma conversa a respeito da mediação da literatura infantil com a intenção de suscitar nos ouvintes suas memórias literárias e, também, instigá-los a vivenciar diferentes leituras nos mais variados espaços.

Depois, no dia 22/04, às 19h, tem o 5º Encontro de Escrita Feminina: nesta edição, o Coletivo Versa convida o grupo londrinens­e Multidança­rinas para falar sobre a presença das mulheres nos palcos em apresentaç­ões de humor, clowns e palhaçaria. A conversa será direcionad­a para a exposição e reflexão de como é a escrita de mulheres nessa arte, além de sua atuação na direção e produção dos espetáculo­s.

SERVIÇO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil