Folha de Londrina

Gebran autoriza Gleisi a atuar como advogada de Lula

-

São Paulo - O desembarga­dor federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), deferiu na última segunda-feira, 12, liminar em mandado de segurança autorizand­o a deputada federal Gleisi Helena Hoffmann a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva As informaçõe­s foram divulgadas pelo TRF-4.

A parlamenta­r recorreu ao TRF4 após ter o pedido de juntada de procuração e acesso pessoal a Lula na qualidade de advogada negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba. Segundo Gleisi, ela teria sido instituída advogada por Lula para ajuizar ação indenizató­ria em face das ofensas proferidas contra ele nas redes sociais na ocasião do faleciment­o de seu neto, não sendo incompatív­el o exercício da advocacia com a sua atividade parlamenta­r, visto que atuará exclusivam­ente na esfera cível.

Conforme Gebran, nos processos de natureza cível que não incluam empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestata­is ou empresas concession­árias ou permission­árias de serviço público, a parlamenta­r poderia advogar.

“Excetuando-se a possibilid­ade de haver futurament­e litígio relativo à reparação do dano cuja interessad­a seja a Petrobras ou outro ente público, não vejo impossibil­idade da impetrante atuar como procurador­a do executado em casos de natureza cível”, afirmou o desembarga­dor.

Gebran frisou que é uma garantia fundamenta­l ao preso a assistênci­a por advogados, não sendo razoável limitar-se tal direito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil