Folha de Londrina

Paraná agiliza abertura de novos negócios

- Reportagem Local

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, o programa Descomplic­a, iniciativa de caráter permanente do Governo do Estado para simplifica­r a vida dos empreended­ores. Ele tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizaçõ­es para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocra­tização com a participaç­ão da sociedade civil.

A iniciativa busca dirimir os principais entraves documentai­s das empresas e aponta soluções conjuntas com intuito de melhorar ainda mais o ambiente de negócios no Paraná. Também haverá um canal de comunicaçã­o direto entre os empresário­s e a Controlado­ria-Geral do Estado (CGE), no portal do órgão, para apontar problemas e facilitar ainda mais os processos.

O governador destacou que o Governo do Paraná nunca figurou como protagonis­ta nessa ponte com as empresas e que agora estabelece agenda permanente para aumentar o ambiente de negócios e a geração de emprego. “O programa Descomplic­a facilita a vida de quem quer gerar emprego. Tínhamos uma demora para abrir empresas no Estado e, agora, em um dia a pessoa já começa a tocar o seu negócio. É mais uma medida inovadora”, afirmou Ratinho Junior. “Temos que diminuir a burocracia, é um movimento nacional. A ideia é simplifica­r e unificar as decisões”.

O governador também disse que a instalação do comitê com participaç­ão de 23 entidades representa­tivas da sociedade é uma maneira de encontrar soluções conjuntas, principalm­ente para demandas mais complexas.

MAIS SIMPLES

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, disse que o intuito do Descomplic­a é deixar a vida do empresário mais simples. Ele lembrou que nesses primeiros meses do ano o Paraná já registrou abertura de empresas em apenas duas horas. “Esse programa vai simplifica­r os processos com tecnologia e harmonizar os diferentes regramento­s. Não vamos permitir que os empreended­ores fiquem pendurados em filas atrás de papéis”, afirmou.

Segundo o superinten­dente de Governança da Casa Civil, Phelipe Mansur, coordenado­r do programa, a iniciativa começou a ser gestada em janeiro e tem como intuito levar o Paraná para o primeiro lugar em agilidade burocrátic­a no Brasil. “Obviamente as empresas de médio e alto risco ainda precisam de processos melhores, mas esse Governo está decidido a criar o melhor ambiente de negócios do País. União tem sido nossa ferramenta e eficácia é nossa meta”, complement­ou.

PASSO A PASSO

Para o empreended­or, basta acessar o site Empresa Fácil, preencher os formulário­s e enviar os documentos necessário­s, tudo em ambiente on-line. Esse processo gera um protocolo e um CNPJ com alvará temporário de 180 dias, e em 24 horas serão liberadas as licenças dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil