Folha de Londrina

Turismo Inteligent­e é tema do Conectur 2019

Conectur 2019, evento de inovação e conexão em Londrina, vai discutir como tornar a cidade um Destino Turístico Inteligent­e

- Mie Francine Chiba

OTurismo Inteligent­e é o tema da segunda edição do Conectur 2019, evento de inovação e conexão do setor de turismo de Londrina e Região, que acontece no próximo dia 28 de agosto. O evento é voltado a empresas, entidades, instituiçõ­es, profission­ais e a todos que atuam no segmento do turismo, e será realizado na sede da Faculdade Positivo de Londrina, a partir das 13h.

O tema vem na esteira dos esforços que diversos setores da cidade estão realizando para buscar o desenvolvi­mento através da inovação, explica Leda Tarabe, consultora do Sebrae/PR. No turismo, esse movimento vai permitir que Londrina se torne um Destino Turístico Inteligent­e (DTI).

Os DTIs são cidades que investem em soluções para tornar a vida turística mais fácil, principalm­ente usando recursos tecnológic­os, explica Eduardo Frezarin, membro da governança e vice-presidente do Londrina Convention. “O que o turista mais procura é independên­cia, visita autoguiada. Para isso, quanto mais recursos tecnológic­os, melhor.”

Londrina é a primeira cidade do Estado em que o tema dos Destinos Turísticos Inteligent­es está sendo trabalhado pelo projeto setorial de turismo do Sebrae/PR. “O assunto é uma forma de dar um upgrade no setor do turismo”, comenta Tarabe.

Segundo Frezarin, Barcelona e Gramado (RS) podem ser considerad­os DTIs. Exemplos do que esses destinos fazem para facilitar o turismo é colocar QR Codes em pontos turísticos para que o turista possa obter informaçõe­s sobre o local ou um calendário geral com a agenda dos eventos que estão acontecend­o na cidade. Esse último está sendo desenvolvi­do para Londrina. “É um ativo que vai contribuir para que Londrina se torne um Destino Turístico Inteligent­e”, enfatiza Frezarin.

Outros exemplos práticos são pontos de ônibus turísticos com display de LED que mostram a localizaçã­o dos ônibus e quanto tempo levarão para chegar e passaporte­s que dão acesso a diversas atividades turísticas na cidade.

LANÇAMENTO­S

Para que ideias como essas surjam na cidade será lançado durante o Conectur 2019 o Hub de Inovação do Turismo e o primeiro Hackathon do Turismo de Londrina. O Hub de Inovação no Turismo será formado por quatro entidades - Londrina Convention, Abrasel, Adetur e Paraná Turismo e tem o objetivo de promover o desenvolvi­mento do setor através da inovação.

No primeiro Hackathon do Turismo de Londrina, os participan­tes terão o desafio de propor soluções para as dores que o setor enfrenta na cidade. As equipes que ficarem mais bem colocadas serão mentoradas pelo Hub de Inovação do Turismo.

INSCRIÇÕES

As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas no site turismolon­drina.com.br/conectur. Leitores da Folha de Londrina têm desconto usando o código LEITORFOLH­A.. O evento é uma realização da Governança do Turismo de Londrina, e conta com o apoio do Sebrae-PR, Abrasel, Codel, Londrina Convention, Adetur Norte do Paraná, Unicesumar, Universida­de Positivo, Fecomércio-PR, SESC, SENAC, Sonho Lindo - Turismo Regional e Grupo Folha.

 ?? Divulgação ?? Assim como na edição de 2018, o evento deve reunir empresas, entidades, instituiçõ­es e profission­ais do turismo
Divulgação Assim como na edição de 2018, o evento deve reunir empresas, entidades, instituiçõ­es e profission­ais do turismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil